Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

FESTIVAL ROMANO

Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas

 

Odrinhas, Sintra

 

20 de setembro – 17h00 às 23h00

21 de setembro – 12h00 às 23h00

22 de setembro – 12h00 às 22h00

 

ENTRADA LIVRE


 

O Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas recebe pelo segundo ano o Festival Romano, que nos levará até aos primeiros séculos da nossa era quando o território em que vivemos fazia parte do Império Romano.

Na proximidade das ruínas da villa romana será recriado um ambiente de festividade que inclui uma agradável área de alimentação, espaço de mercadores e produtores e uma zona com diversas atividades destinadas a todas as idades, desde jogos a oficinas de experimentação onde será possível aprender mais sobre os romanos.

Todos os dias serão apresentados vários momentos de animação relacionados com o culto a Baco e aos Deuses do lar, a venda de escravos, as artes de adivinhação, um triclinium e diversas representações do quotidiano romano. Serão apresentadas duas encenações baseadas nos mosaicos de Torre de Palma representando o Triunfo de Baco e as Nove Musas da Antiguidade.

Após cada apresentação da encenação baseada no Mosaico das Musas de Torre de Palma poderá assistir à palestra “Falemos das Musas...” pela Dra. Filomena Barata da Associação Clenardus.

O Museu de São Miguel de Odrinhas realizará visitas guiadas à coleção romana por personagens de época, com entrada livre e no domingo, pelas 17h no auditório, apresentará a palestra “Sintra na época Romana” pelos arqueólogos Alexandre Gonçalves e Ricardo Campos.

A organização é da Câmara Municipal de Sintra e Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas, a produção está a cargo da Câmara dos Ofícios e conta com a participação da Associação Clenardus – promoção e ensino de línguas clássicas, Centro de Arqueologia de Lisboa, Museu de Lisboa -Teatro Romano, Museu Municipal de Arqueologia da Amadora, Ruinas Romanas de Troia e UNIARQ – Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa.