Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Festival “Um só Mundo pela Tolerância” no concelho da Moita

festival (1).jpg

 

 

 

No âmbito do PMIM – Plano Municipal para a Integração dos Migrantes, vários locais do concelho da Moita vão acolher, de 14 a 17 de novembro, o Festival “Um só Mundo pela Tolerância”.

A Moita assume-se como um concelho no qual os movimentos migratórios contribuem para a criação de um tecido populacional de diversidade, em que diferentes culturas, costumes e tradições têm vindo a contribuir para moldar a história e configuração deste território.

O Plano Municipal para a Integração de Migrantes “Um Só Mundo” (cofinanciado pelo FAMI) baseia-se na convicção de que todos, independentemente da sua origem, podem contribuir para a construção de um lugar de partilha, convívio e respeito, perspetivando o fenómeno migratório como um valor para o concelho da Moita. E é por este motivo que a Tolerância se assume como o mote deste Festival, destacando o dia 16 de novembro (Dia Internacional da Tolerância) como a data para celebrar o diálogo, a cooperação e o respeito entre todos como o caminho para quebrar barreiras.

Promover uma reflexão alargada que incentiva a “olhar para dentro” e compreender o modo como acolhemos e integramos quem vem de fora; dar voz às diferentes experiências e permitir a compreensão dos diferentes pontos de vista; combater a discriminação e promover o diálogo, respeito e cooperação são objetivos deste Festival, promovido pela Câmara Municipal da Moita, em parceria com Associação Cultural dos Imigrantes Moldavos - MIORITA, Associação de Solidariedade Cabo-Verdiana dos Amigos da Margem Sul do Tejo – ACVA, Centro Social O Bom Samaritano, CLDS 3G Moita “Moita Intervir para Incluir”, Fundação Santa Rafaela Maria e Protocolo RSI – RUMO.

O programa do Festival é dirigido, consoante as iniciativas, a técnicos de diferentes áreas, à comunidade migrante, à comunidade escolar, às associações juvenis e à população em geral.

 

Programa - Festival “Um só Mundo pela Tolerância”

 

14 novembro | Café Concerto, Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, Baixa da Banheira

14:00h - Receção

14:15h – Abertura do Festival “Um só Mundo pela Tolerância”

Presidente da Câmara Municipal da Moita – Rui Garcia

Alto-comissário para as Migrações – Pedro Calado

14:30h - Apresentação “Olhares sobre a Diversidade”

Projeto Escolhas VA 2835-E6G - CRIVA

Projeto Capaz - Fundação Santa Rafaela Maria

14:45h – Ação de Sensibilização “Discriminação Racial - A Realidade em Portugal”

Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR)

16:15h – Momento Cultural “Encontro Improvável”

CLDS 3G Moita “Moita Intervir para Incluir”

16:45h – Apontamento Gastronómico

Associação Intercultural da Fonte da Prata

Inscrições pmim@mail.cm-moita.pt | 210 891 000

 

15 novembro | Intervenções em escolas do concelho

 

16 novembro | Auditório – Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, Moita

21:00h - Peça de Teatro “Aquilo que Somos”

Grupo de Teatro Ntopé

Inscrições e Transportes pmim@mail.cm-moita.pt | 210 891 000

 

17 novembro | Centro de Experimentação Artística, Vale da Amoreira

Mu(n)danças

Atuações musicais | oficinas de dança | mostra de artesanato | gastronomia Daqui e Dali | jogos com tradição

Programa

14:00h - Abertura de portas

14:15h - Boas vindas

14:30h - Atuação da Turma de Danças e Cantares Tradicionais Portugueses da UNISEM – Universidade Sénior da Moita

14:50h - Atuação Toca a Rufar

15:10h - Peça de Teatro “Watoo”

15:30h - Atuação MIORITA – Associação Cultural dos Imigrantes Moldavos

15:50h - Atuação Batucadeiras, Kola San Jon e Funaná

16:10h - Atuação Bateria de Samba e Passistas da S.F.R.U.A. “A Velhinha”

16:45h - Oficina de Dança 1 - Danças africanas “Os Pacificadores” e Oficina de Dança 2 - Batuque

17:15h - Oficina de Dança 1 - Funaná e Oficina de Dança 2 - Kola San Jon

18:00h - Encerramento

 

Mosaico cultural – intervenção artística