Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Figuras públicas cantam parabéns à Freguesia de Avenidas Novas

 

 

Fadista%20Jorge%20Fernando.jpg

 

Francisco Moita Flores, Júlio Isidro, Graça Morais, Artur Santos Silva e Paulo Macedo foram algumas das figuras públicas presentes na cerimónia comemorativa do 3º aniversário da Junta de Freguesia de Avenidas Novas, realizada dia 29 de setembro.

 

A Junta de Freguesia de Avenidas Novas comemorou esta quinta-feira, dia 29 de setembro, o seu 3º aniversário. A cerimónia evocativa do aniversário foi conduzida pelo Presidente Daniel Gonçalves e ficou marcada pela presença e homenagem a caras conhecidas do grande público e ainda pela atuação do fadista Jorge Fernando e do coro da UNANTI – Universidade das Avenidas Novas para a Terceira Idade.

Entre os homenageados esteve o apresentador de televisão, Júlio Isidro; a artista plástica Graça Morais; o gestor e ex-ministro da Saúde, Paulo Macedo; e o escritor, investigador e antigo inspetor, Francisco Moita Flores. A Fundação Calouste Gulbenkian foi também distinguida pela passagem do 60º aniversário da sua criação, completados este verão, com a presença do presidente do conselho de administração da instituição, Artur Santos Silva, bem como o ator e antigo freguês, Raul Solnado, a quem foi prestada uma homenagem póstuma.

 

“O sucesso de Avenidas Novas não se deve ao executivo a que presido, mas sim a cada freguês que aqui mora e que participa ativamente na construção de uma freguesia cada vez melhor”, referiu o presidente da Junta de Freguesia de Avenidas Novas, Daniel Gonçalves, garantindo que “todos os projetos (que a freguesia já implementou) apenas tiveram sucesso porque responderam às necessidades dos fregueses”, agradecendo a presença de todos os convidados e homenageados.

 

O antigo primeiro-ministro Francisco Pinto Balsemão, outro dos homenageados da noite, impossibilitado de estar presente, referiu, em mensagem, que queria “agradecer a homenagem, feita por iniciativa do dinâmico presidente da Junta de Freguesia de Avenidas Novas, que decidiu prestar-me este tributo. Quero apresentar ao presidente e à Junta de Freguesia as minhas felicitações não apenas pelo 3º aniversário, mas também pelo muito que têm feito em tão curto espaço de tempo”.

O investigador e antigo inspetor, Francisco Moita Flores, subiu ao palco agradecendo o “honroso” prémio que acabou por lhe “afagar o coração”, referiu. Também Paulo Macedo, gestor e ex-ministro da Saúde, recebeu esta homenagem, felicitando o presidente da freguesia, Daniel Gonçalves, “quer pelo trabalho feito, quer por esta iniciativa. É um privilégio viver aqui. Espero que a freguesia continue a melhorar e que continue a fazer com que viver aqui seja um privilégio”, concluiu o antigo governante.

 

“De repente, proporcionaram-me uma viagem à minha própria vida. Tenho a maior alegria em ter feito este regresso ao passado com vocês. Espero que estes três anos sejam o princípio de uma magnífica aventura”, referiu Júlio Isidro na sua intervenção de agradecimento. O apresentador que nasceu, estudou e viu começar a sua carreira profissional nesta freguesia, agradeceu o gesto da Junta e do Presidente, com a homenagem prestada.

“Agradeço à Junta de Freguesia de Avenidas Novas esta homenagem em que me quiseram incluir”, referiu em mensagem, Miguel Sousa Tavares, outros dos homenageados que por razões de saúde também não pôde estar presente, acrescentando que é a primeira vez que alguém decide homenageá-lo. “Aquilo que faço é um privilégio e se o faço menos mal ou bem é apenas a contrapartida que me cabe desse privilégio”, afirmou o escritor, que reconheceu o esforço que a freguesia tem feito ao longo do mandato.

 

“Foram três longos anos de trabalhos, projetos e intenções. Três longos anos que muito fizemos e com a certeza que podemos ainda fazer muito mais”, concluiu o presidente da Junta de Freguesia, afirmando ainda que “a homenagem aqui feita (às personalidades distinguidas) é um indicador de que temos como referência aquelas e aqueles que por via da sua atividade profissional e intervenção social valorizam todos os dias a nossa freguesia, a nossa cidade e o nosso País”. A todos os homenageados foi entregue um troféu simbólico como forma de agradecimento.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.