Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

FILHO ÚNICO - Programa de Música no Alkantara Festival, 25 de Maio a 9 de Junho

A Filho Único foi convidada pelo Alkantara Festival a desenhar um programa de música para a edição deste ano. Os concertos e a festa na derradeira noite acontecem sempre a partir das 23h no Espaço Alkantara, com entrada livre, e irão mostrar o trabalho e a música de artistas independentes de méritos artísticos diacronica e sincronicamente valorizados, com particular incidência em nomes locais que trabalham na sua música uma natural e genuína vivência inspiracional na cidade de Lisboa.
 
Deixamos de seguida a sua apresentação, realçando no caso do concerto dos Iguanas, a 1 de Junho, celebrar-se a feliz ocasião de apresentação oficial do seu novo disco “Lua Cheia”, cujo single “Namorado” já roda nas rádios 
 

 

 

 
 
 
25 de Maio - B Fachada, Éme, Maria Reis, Moxila, Sallim e Lourenço Crespo
Super-banda da Música Popular Portuguesa estreada ao vivo na festa do 10º aniversário da Filho Único, no final do ano passado. Celebraram selecções do repertório de cada um, e nos arranjos e interpretações inspiradas que se ouviram, sobressaíram as harmonias vocais em estado de graça e as escolhas felizes nos instrumentos acústicos, entre as múltiplas bênçãos desta maravilhosa ode ao trabalho entre amigos. Não se sabe quantas mais aparições este sexteto roda de choro com alma de trio eléctrico nos vai presentear, por isso, a quem está no mesmo comprimento de onda, isto cuidem: este encontro já está marcado.
 

 
Local: Espaço Alkantara - Calçada Marquês de Abrantes, 99, em Lisboa 
Data: 25 de Maio
Horário: 23h00 
Entrada: LIVRE
 
 
 
26 de Maio - Vaiapraia e as Rainhas do Baile
Trio alinhado diacronica e sincronicamente com a Pop mais melhor boa, a de massas e a subterrânea, nunca normativa ou aborrecida, género mais pra frente. A estrutura e direcção minimal que Rodrigo (Vaiapraia) imprime à banda, em que menos é mais, e o vulnerável é o que tem mais força, um não tão frequente exemplo inspirador e emancipante, tem progressivamente angariado uma generosa plateia de ouvintes pelo país fora, online e IRL. Novo disco a sair este ano muito em breve, pra suceder ao celebrado “1755” do ano passado.
 

 


Local: Espaço Alkantara - Calçada Marquês de Abrantes, 99, em Lisboa 
Data: 26 de Maio
Horário: 23h00 
Entrada: LIVRE
 
 
 
30 de Maio - Superstar feat. Tapes DJ
Neville Lawrence (Superstar) emigrou da Trinidad e Tobago natal para Nova Iorque nos meados dos 80’s, onde jovem e destemido percorreu o circuito ao vivo de músicas urbanas ao lado de outros entretanto notáveis figurões como Snoop Dog, Biggie e 2pac. Com o sucesso a eludi-lo, muda-se para Omaha, Nebraska, com a esposa Anne (Star) onde continuou a produzir e gravar música até aos dias de hoje, angariando um culto internacional através do seu canal no Youtube e edições de autor em VHS/CD/DVD. Em 2016, uns trinta e poucos anos depois de um caminho criativo sob a égide de um DIY pelas suas medidas, Superstar viu o seu primeiro vinil 12’’ e cassete editados no selo estoniano Poriddge Bullet. No ano passado regressou com a colaboração Tapes vs Superstar de “Spirit World”, e acaba de lançar “Mastermind E.P”, colecção de 7 temas clássicos do seu vasto acervo. Estreia em Portugal de um onironauta que nunca parou de sonhar (n)a sua arte marginal.
 

 

 

 


Local: Espaço Alkantara - Calçada Marquês de Abrantes, 99, em Lisboa 
Data: 30 de Maio
Horário: 23h00 
Entrada: LIVRE
 
 
 
1 de Junho - Iguanas
Duo de Leonardo Bindilatti e Lourenço Crespo, provavelmente a equação de ritmos & blues contemporânea mais desprendida, potente e vital em cima de um palco hoje em dia em Lisboa. A sua estética abstracta confere-lhes um senso de estilo único e irredutível, justapondo e conjugando a ciência de beats urbanos de topo de Leo e a lírica e métrica carismaticamente desassossegadas de Lou. Este concerto constituir-se-á como a festa de lançamento do novo e magnífico disco “Lua Cheia”, selo Cafetra Records e disponível a partir de 11 de Maio, o mui aguardado sucessor de “Doce” de 2013.
 

 


Local: Espaço Alkantara - Calçada Marquês de Abrantes, 99, em Lisboa 
Data: 1 de Junho
Horário: 23h00 
Entrada: LIVRE
 
 
 
2 de Junho - Conan Osíris 
Supernova em serena gestação até a recta final do ano passado quando lança online o fresquíssimo e avantajado “Adoro Bolos”, pela sua cúmplice AVNL. Ao longo destes meses vai pegando mais gente de surpresa, fascinando e sensualizando na TV pública nacional e no cabo com actuações certeiras, ciente do contexto, forças e constrangimentos, sempre nas brechas, avançando no terreno árido da transa de música popular em Portugal. Produções pós-género dançantes, lírica do quarto que encontra a rua - e o contrário - e um carisma interpretativo que não é pra todos, servido por uma voz bendita. Ovo de Colombo shyt.

 


 
Local: Espaço Alkantara - Calçada Marquês de Abrantes, 99, em Lisboa
Data: 2 de Junho
Horário: 23h00 
Entrada: LIVRE
 
 
 
8 de Junho - Volúpias
Formação orquestrada por Gabriel Ferrandini, com o saxofonista Pedro Sousa e o contrabaixista Hernani Faustino, que ganhou vida numa residência artística promovida pela Galeria Zé dos Bois ao longo de 2016, fruto da intenção do baterista - já reputadíssimo nos círculos internacionais do jazz e da música improvisada não idiomática - em construir trabalho no campo da composição. O primeiro álbum do trio está em agenda para edição ainda este ano.
 

 

 

 

 
Local: Espaço Alkantara - Calçada Marquês de Abrantes, 99, em Lisboa
Data: 8 de Junho
Horário: 23h00 
Entrada: LIVRE
 
 
 
9 de Junho - Chima Hiro, BLEID, Dj Nigga Fox 
Chima Hiro é o pseudónimo Dj de Rinchen Gatete, luminosa graduada em Cinema e com uma paixão contagiante por Música e a melhor forma de a celebrar, dançando-a. De impressionante bom gosto na sua expressão e estilo, é a autora do programa mensal Nyce & Slow na Rádio Quântica e tem tocado regularmente na cidade as suas selecções em casas como o Lux, o Lounge ou as Damas.
BLEID é uma dos mais prodigiosos valores revelados nos últimos anos no lato e rico ecossistema da música electrónica de desenho futurista e cortês da pista de dança produzida em Portugal. Pra além da sua serenidade enquanto conversa ou actua, tem imergido - e emergido, como referência - no tecido de festas marginais em Lisboa e acaba de lançar o faiscante “Badness” EP em colaboração com Violet.
Dj Nigga Fox, um dos produtores mais talentosos de música electrónica dos nossos dias, profeta descontrucionista do 4/4 normativo das pistas de dança ocidentais, lançou recentemente o novo disco “Crânio” na Warp Records e fica responsável pela selecção da música para dançar no último terço desta noite de festa.   

 

 

Local: Espaço Alkantara - Calçada Marquês de Abrantes, 99, em Lisboa
Data: 9 de Junho
Horário: 23h00 
Entrada: LIVRE