Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

“Filhos do Meio - Hip Hop à Margem” encerra com espetáculo especial na Incrível Almadense

Djassy (Nexo), Shakapone e Don Ortega (Da Quiz e D

Para assinalar o encerramento da exposição Filhos do Meio - Hip Hop à Margem, patente no Museu de Almada - Casa da Cidade até 29 de Março, levamos até à Incrível Almadense  uma das casas artísticas mais emblemáticas do concelho  um espectáculo especial de finissage que acontece nesse próprio dia 29, um sábado, a partir das 16 horas.

 

Com entrada livre, o cabeça de cartaz é Prétu, projeto do rapper Xullaji de espírito afro-futurista e pan-africanista, em que a tradição musical cabo-verdiana se funde com sons eletrónicos e hip hop numa performance política e contestatária que aponta o dedo às lógicas coloniais que persistem na nossa sociedade. No final de 2023, lançou o álbum Prétu 1 - Xei di Kor.

 

A Incrível Almadense também recebe uma actuação dos M.A.C., dupla histórica de TNT e Kulpado, que trazem os convidados In3gah (duo de Sanryse e Bambino), Tilt (dos ORTEUM) e Bdjoy. Haverá ainda um DJ set de DJ Glue (Da Weasel), uma actuação do produtor DarkSunn e uma performance de breaking com o Breakboy Mucha & Friends.

 

Esta é a maior exposição já realizada sobre este tema em Portugal e conta a história do hip hop no concelho de Almada e no Miratejo, território que foi determinante para a disseminação desta subcultura por todo o país. Filhos do Meio é também um documentário, produzido pela Many Takes e realizado por Luis Almeida, que se estreou no início do ano no cinema em Almada e que em breve terá mais sessões noutros locais; e um livro que se encontra disponível no museu e no site da editora Mano a Mano.

 

A programação cultural ligada ao hip hop (com performances, workshops e debates) que tem ocupado mensalmente o Museu de Almada culmina neste evento especial de encerramento. Filhos do Meio é uma iniciativa com o apoio da Câmara Municipal de Almada que se realiza no âmbito dos 50 anos das comemorações do 25 de Abril.