Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Filipe Amaral, David Reis Pinto, estão na 2ª edição da Mostra Find Your Emotions, a 9 de maio, no La Distillerie, em Lisboa

Segunda edição da Mostra Find Your Emotions será a 9 de maio no espaço La Distillerie 
Exposição reúne obras dos artistas Filipe Amaral, David Reis Pinto, Stenio Oliveira e Gabriel Gemaque, em Lisboa

 


Obra de Filipe Amaral. 

 

Após o sucesso de público e de negócios da primeira edição, a exposição Find Your Emotions está de volta a Lisboa. A mostra, que tem a interpretação das emoções como fio condutor, irá reunir desta vez as obras de quatro artistas no dia 9 de maio na La Distillerie: os portugueses Filipe Amaral e David Reis Pinto e os brasileiros Stenio Oliveira e Gabriel Gemaque. Oriundos de vivências e estilos diversos, os quatro conectam-se pela arte, convergem no tema central da mostra e convidam o público a encontrar a sua própria interpretação do tema por meio das obras expostas. 

 

A curadoria e a organização do evento estão a cargo da dupla Renata Hessel e Luciana Sampaio

 

Segundo Renata, “a exposição convida o público a encontrar as suas emoções e, assim como na primeira edição, reúne artes plásticas e música, fazendo com que percebam a arte, e os sentimentos por ela provocados, através do estímulo de outros sentidos”.

 

“Para completar o clima deste evento no icónico espaço do La Distillerie, convidámos o saxofonista André Moisés, que irá apresentar-se ao longo da noite. E, ao som do jazz, teremos também o sabor do menu exclusivo elaborado pela chef Patrícia Gomes e uma seleção especial de vinhos feita pela garrafeira 111 Vinhos, revela Luciana Sampaio. 

 

Na primeira edição da mostra Find Your Emotions, realizada em 2022, as obras expostas no atelier da Cerâmica Lemos, na Graça, foram criadas pelo artista plástico belga Jan Samyn, pelo pintor brasileiro Ronan Horta e pelo escultor brasileiro Ricardo Lemos

 

SOBRE OS ARTISTAS:

 

FILIPE AMARAL

Filipe Amaral é natural da Vila de Arraiolos e tem em seu currículo inúmeras exposições individuais e participação em coletivas, nomeadamente em Espanha, França, Inglaterra, Brasil e Estados Unidos. Está representado em várias galerias de arte, bem como em coleções particulares e institucionais, em Portugal e no estrangeiro, e está citado em diversos livros de pintura e outras publicações. Ilustrou cartazes para eventos públicos e capas de diversos livros. 

 

Licenciado pela Faculdade de Motricidade Humana e com formação em Pintura pela Ar.Co, também estudou gravura na Cooperativa de Gravadores Portugueses e cursou técnicas de manufatura de azulejo no Museu Nacional de Azulejo. Utiliza vários meios para as suas criações: pintura, escultura e gravura, não só com os materiais habituais, como outros mais inusitados e/ou inovadores. É um artista especialmente conhecido pela forma como utiliza simbologia abstrata, com cores estridentes, em materiais muito diversificados, onde os óleos, as tintas industriais, os espatulados e os acrílicos constroem as peças que fazem parte de cada projeto idealizado. A versatilidade e a curiosidade levam-no para pesquisas como a intervenção em ruínas ou a criação do past-story.



DAVID REIS PINTO


David Reis Pinto nasceu em Faro, cresceu em Beja e estudou Arquitectura na Universidade de Évora, na qual também cursou o mestrado integrado. O artista tem obras expostas no México, EUA, Brasil, Inglaterra, Holanda, Bélgica, Angola e Israel, e tem sido representado por várias entidades artísticas, como a Embaixada do Príncipe Real, a galeria Welcome to Art Lisbon, o coletivo Oficina Impossível, a galeria Arty Collections em Azeitão e o Coletivo 284. Para além de seu trabalho artístico, engaja-se em intervenções sociais, exposições solidárias e trabalhos para angariar fundos para restauros. Participou das últimas 4 edições dos AAA, Ateliers dos Artistas Abertos de Lisboa e desenvolveu o projeto "A trepadeira" com o artista Nuno Lacerda e alunos da Instituição AFID, entre outras iniciativas colaborativas e educativas. A cor é a essência da sua arte, tendo como principal premissa o contraste entre luz e sombra, e procura, com diferentes técnicas, desenvolver novas expressões de vida através de uma visão optimista e com roupagens diferentes. Apela à história, à inspiração e a um novo lugar, o lugar das emoções estéticas e não estéticas, protagonizado pela liberdade de usar a cor de um modo real, figurativo ou até abstracto.

 

STENIO OLIVEIRA


Stenio Oliveira é um artista brasileiro graduado em Artes Visuais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e com Master em Arquitetura e Lighting pelo Instituto IPOG Conzorcio Politecnico di Milano. Sua pesquisa questiona o universo fantástico, erótico e espiritual, incorporando estudos sobre a cosmogênese, o cromatismo, a psicanálise e a matéria. Também se apropria de ideias de composição para criar um universo que transita entre o pictórico e o escultórico, dando origem a esculturas, pinturas, objetos e pinturas expandidas com uso de múltiplos materiais. Atualmente, Stenio Oliveira faz parte do time de artistas representados pela The House Of Arts em Miami. Recentemente teve seu trabalho exibido na revista Internacional Americana Colecta e entrou para o acervo da Galerie Van Caelenberg em Aalst, na Bélgica. Desde 2020, integra a coleção da Fundação Marcos Amaro, quando participou de doação com suas obras para campanha humanitária para a Covid à ONU, em parceria com a Fashion Inclusive Brazil, ao lado das artistas portuguesas Paula Rego e Joana Vasconcelos. No ano seguinte, na reabertura das feiras e eventos culturais pelo mundo, apresentou-se em Miami, na Art Basel Week, com exibição de sua série de aquarelas na Feira Red Dot, e com projeções em South Beach na Casa Brasil Miami. Em 2022, Stenio teve seu trabalho inserido e comentado nos textos da mais recente obra do célebre crítico, ensaísta e curador de arte de Madrid Andrés Isaac Santana, no livro Gramática de Resistência. 

 

GABRIEL GEMAQUE

 

Gabriel Gemaque é o mais jovem dos quatro artistas, com apenas 24 anos. Nasceu no Amapá, no norte do Brasil, numa pequena cidade em meio à floresta amazónica, o que imprime em suas criações uma forte relação com a terra e a cultura local. É a segunda vez que participa de uma exposição em Portugal - ano passado, 40 peças de arte de sua autoria produzidas sobre elementos da Amazónia foram apresentadas na galeria de arte Art Lounge, em Lisboa. Sua expressão artística tem filosofia natural e atenção às questões sociopolíticas, como o desmatamento e a identidade da comunidade indígena. Com estudos em Arquitetura em Portugal e no Reino Unido, desenvolveu uma visão contemporânea. Projetos multidisciplinares são produzidos em sua área de estudo aliada a paixões como artes, design de interiores, fotografia, estética, filosofia e biologia. Define-se como um alquimista entre Design de Interiores e Arte Contemporânea, que celebra projetos ambiciosos que evocam a “arte do viver”.

 

 

AS CURADORAS:

 

Renata Hessel cursou Direito e atuou como advogada no Brasil até 2009, quando seguiu para uma carreira internacional, como Mestre pela Universidade de Coimbra e Doutoranda pela Universidade Nova de Lisboa. Pianista desde os 5 anos de idade, sempre esteve conectada ao mundo da arte, tendo viajado pela Europa para conhecer todos os principais museus e galerias. Em 2022, foi curadora do seu primeiro projeto, o Lisbon Art Week - Find Your Emotions, que retorna agora, em 2024, em segunda edição.

 

Luciana Sampaio nasceu em São Paulo, no Brasil, e vive entre Lisboa e Madri. Apesar de ser pintora e ceramista, construiu sua carreira no mercado de luxo e da arte, atuando na organização de eventos boutique, voltados para o público AA, nos segmentos de moda, lançamento de produtos e exposições fotográficas. A mostra Find your Emotions será sua primeira como co-curadora, ao lado de Renata Hessel.

 

 

 

EXPOSIÇÃO: FIND YOUR EMOTIONS

Data: Dia 9 de maio de 2024, das 17h às 23h.
Local: La Distillerie 

Morada: Campo de Santa Clara 78, 1100-470 Lisboa

Entrada mediante reserva pelo email findyouremotions2@gmail.com 

Instagram: https://www.instagram.com/lisbon_art_week