Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Filme-concerto 'Híbridos: Os Espíritos do Brasil ao Vivo', de Vincent Moon & Priscilla Telmon com Rabih Beaini e Tiago Miranda

FILME-CONCERTO:
HÍBRIDOS: OS ESPÍRITOS DO BRASIL AO VIVO, DE VINCENT MOON

VINCENT MOON & PRISCILLA TELMON + RABIH BEAINI & TIAGO MIRANDA

92b6ab26-f16a-4114-a418-9f684bffb362.png

 

Vincent Moon e Priscilla Telmon apresentam, com a participação de Rabih Beaini e Tiago Miranda, o filme-concerto Híbridos: Os Espíritos do Brasil Ao Vivo, dia 10 de dezembro, às 21:00, na Culturgest, em Lisboa.

O espetáculo é apresentado também já este sábado, 7 de dezembro, no Funchal (MADEIRADiG) e no dia 14 de dezembro, em Braga (gnration/OCUPA), onde haverá uma masterclass.

Enquanto filme, Híbridos: os Espíritos do Brasil, resulta do olhar cúmplice de Vincent, cineasta, músico e fotógrafo e Priscilla, cineasta, fotógrafa e escritora, no Brasil, para onde foram viver e filmaram os rituais que alimentam o sangue deste gigantesco país. 

Em formato concerto, com as múltiplas vozes de Priscilla, a eletrónica subtil do libanês Rabih Beaini, o tribalismo urbano do português Tiago Miranda, na percussão, as imagens manipuladas em tempo real por Vincent Moon saem literalmente do ecrã para nos abraçar o corpo e interpelar a consciência, num perfeito ritual celebratório entre cinema e música em tempo real.

Apresentando em festivais como CPH:DOX, MoMA Doc Fortnight, Dukufest, Big Ears, entre outros, Híbridos: os Espíritos do Brasil aborda um dos grandes assuntos contemporâneos – a espiritualidade está em voga na nossa sociedade e o seu epicentro é o Brasil. A partir de quatro anos de pesquisa neste país - desde a maior procissão católica do mundo a um desconhecido ritual indígena no Mato Grosso, de passes de cura em centros espíritas a novos rituais com ayahuasca em São Paulo – as imagens revelam os laços fraternos entre curandeiros, xamãs, místicos, devotos e iniciados. Uma jornada musical através dos diversos rituais, enquanto tece, aos poucos, um novo ritual - um ritual cinematográfico.

“Uma celebração poética do poderoso sincretismo religioso brasileiro que também é uma marcante experiência cinematográfica.” ou  “A força de Híbridos está nas belíssimas imagens, nas formas, cores e texturas que ajudam a revelar não apenas a dramaticidade de toda esta religiosidade, como também a riqueza da nossa cultura que, apesar de tudo, resiste." são algumas das palavras usadas para descrever o filme nas boas críticas que tem vindo a acumular.

Vincent Moon – principal realizador dos conhecidos Concerts a Emporter do site La Blogothèque - um projeto online de filmes musicais de bandas indie-rock e bandas consagradas - assumiu ser nómada quando percebeu que o mundo era bem maior que aquele visto de Paris, sentindo a necessidade de vivenciá-lo intensamente, para posteriormente o documentar e partilhar. Partiu em busca dos pequenos planetas do nosso planeta, deixando-se imergir numa miríade de culturas que lhe foram dando a matéria que precisava para novas narrativas. Entre 2009 e 2013, Vincent Moon viajou pelo mundo com sua câmera, registando cenas folclóricas, músicas sagradas e rituais religiosos e Híbridos: O Espírito do Brasil ao Vivo é o resultado desta sua experiência no Brasil.

Os bilhetes para a Culturgest custam entre 7€ (com desconto) e 14€ e estão à venda na Culturgest, Rede Ticketline e online.

EDIÇÃO VÍDEO EM TEMPO REAL
Vincent Moon, Priscilla Telmon

DVIDED, ELETRÓNICA, EFEITOS
Rabih Beaini

EFEITOS, PERCUSSÃO
Tiago Miranda