Fim-de-semana com actividades gratuitas no Museu do Oriente | 30 e 31 Janeiro
O Museu do Oriente despede-se de Janeiro com um fim-de-semana de actividades gratuitas – nos dias 30 e 31 – que incluem um concerto pelos Solistas da Metropolitana e uma conferência dedicada à cultura gastronómica do Japão.
No sábado, às 16.00, o Duo Contrasti dos Solistas da Metropolitana apresenta O Barroco e a Música Programática, num programa para violino e contrabaixo que apresenta Battalia a 10 (1673), de H. I. F. v. Biber, Suite Pulcinella (1911), de I. Stravinsky, e os concertos Outono e Inverno d’As Quatro Estações (c. 1720), de A. Vivaldi. A entrada é gratuita mediante o levantamento de bilhete no próprio dia.
No dia 31, às 15.30, o monge japonês Kakuho Aoe apresenta Otera Gohan – A Cozinha dos Templos Budistas, uma conferência dedicada à washoku – a cultura gastronómica do Japão, classificada como Património Cultural Intangível pela UNESCO em 2013.
Baseada num conjunto de hábitos, técnicas, saberes e práticas relacionadas com a produção, processo, preparação e consumo dos alimentos, a washoku está associada ao espírito essencial de respeito pela natureza e também ao uso sustentável dos recursos naturais. A culinária privilegia a sazonalidade dos ingredientes e a beleza da colocação dos alimentos e utensílios de mesa, inspirados na riqueza da natureza e das estações. Mantendo-se fiel à tradição, a washoku foi sendo recriada no sentido de acompanhar as mudanças nas relações entre pessoas, natureza e sociedade.
Esta conferência procura explicar a crescente popularidade mundial da washoku, bem como a sua ligação com a culinária dos templos budistas. O Monge Kakuho Aoe irá ainda explicar como é a primeira refeição nos templos, a importância de desenvolver os sentidos comendo às escuras e a alimentação, em geral, dos monges Zen.
Kakuho Aoe (n. 1977) é monge budista do templo de Ryokusen-ji da escola Jodoshinshu (Budismo da Terra Pura). Com um MBA pela Universidade da Califórnia, dedica-se à educação alimentar e nutricional como monge cozinheiro. É diretor do primeiro restaurante dedicado à cozinha dos templos no Japão, Kurayami Gohan (comer às escuras apurando os sentidos). É autor, entre outros, dos livros Otera Gohan (A Cozinha dos Templos Budistas) e Hotoke Gohan (A Comida do Buda).
Solistas da Metropolitana
Duo Contrasti: o barroco e a música programática
30 de Janeiro | Auditório | 16.00
Gratuito mediante levantamento de bilhete no próprio dia
Programa:
Diana Tzonkova [violino] | Ercole de Conca [contrabaixo]
Battalia a 10 (1673), H. I. F. v. Biber
Suite Pulcinella (1911), I. Stravinsky
Concertos d’As Quatro Estações, Outono e Inverno (c. 1720), A. Vivaldi
Conferência
Otera Gohan – A cozinha dos templos budistas
Com o monge Kakuho Aoe
Domingo | 31 de Janeiro | 15.30
Entrada livre mediante capacidade da sala
Conferência proferida em japonês, com tradução para português
Organização: Embaixada do Japão e Japan Foundation, em colaboração com Museu do Oriente
Museu do Oriente, Avenida Brasília | Doca de Alcântara (Norte) | 1350-362 Lisboa
Tel.: 213 585 200 | E-mail: info@foriente.pt