Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

FLUVIÁRIO DE MORA APRESENTA PROGRAMA PEDAGÓGICO 2014/ 2015 – “SEJAM ÁGUA, AMIGOS!”

IMGP2686.JPG

 

O Programa Pedagógico do Fluviário de Mora 2014/2015 destinado às escolas é apresentado amanhã, naquele espaço, a partir das 14h30.

 

Sob o lema “Sejam Água, Amigos!”, o programa tem como novidades as novas Oficinas Ambientais, das quais se destacam Plantas e Bichos para o pré-escolar e 1ºCEB, onde os participantes podem descobrir e consolidar de uma nova forma a importância da relação entre plantas, insectos, em especial, dos polinizadores e outros animais.

 

Já para os curiosos e motivados participantes do 2ºCEB, existe a nova Oficina Ambiental: Pergunta mais sobre os Animais num desafio que levará a reforçar os conhecimentos sobre diversos seres vivos e a importância da biodiversidade.

 

Para o Ensino Secundário, há uma Oficina Ambiental inovadora, tanto pelo conteúdo como pela sua actualidade, de nome Senciente. Uma palavra estranha para alguns, “senciente”, mas que engloba respostas e levanta muitas mais questões sobre dilemas antigos: poderão os outros animais sentir? Terão emoções? Afinal o que é a percepção da dor? A descoberta será feita à luz dos conhecimentos actuais e de uma qualidade humana - neste caso, muito valiosa.

 

Pode-se ainda optar por Um Passeio à beira Rio, por Uma Aventura Radical na copa das Árvores (Parque Aventura- Arborismo) ou por um Lanche com surpresas para além do módulo que integra as Oficinas Ambientais. É também possível optar por tempo livre na Sala de Aula/Laboratório com as suas diversas actividades: Perfil de um Peixe, Colado ao Coração, O Rio nas tuas Mãos, Observação ao microscópio, entre muitas outras que variam de acordo com o programa desta sala Quatro Estações na Sala de Aula/Laboratório.

 

A pensar nas famílias e grupos organizados, de cariz escolar ou não, o programa Uma Aventura Ambiental no Fluviário oferece a possibilidade ficar a saber mais sobre a alimentação de alguns dos habitantes do Fluviário de Mora e participar activamente na sua alimentação em Aquarista por uma Hora. Se preferir passar um dia descontraído em contemplação da natureza, opte pelo Passeio à beira Rio. Surpreenda um familiar ou amigo com uma festa de aniversário no Fluviário com a actividade Parabéns! Parabéns! Estas e muitas outras actividades estão ao seu dispor no Fluviário de Mora.

 

E durante os períodos de interrupção lectiva, celebra-se o Natal, a Páscoa e o Verão, com o programa Àguas Transparentes para umas Férias Diferentes. Não se perca o Mistério do Natal, Os Ovos Arco-Íris, Do Ovo e Semente, até à Flor e Gente e Verão no Fluviário.

 

E se se dispõe de alguns dias apenas e ocasiões especiais, fique a saber que No Fluviário de Mora também se Comemora!:

 

Raízes de Água Pura, 21 de Março - Aniversário do Fluviário

No Fluviário também se Brinca, 1 de Junho – Dia Mundial da Criança

Músicas no Rio –  Festival EDP…entre muitas outras! Dia dos Namorados, Dia de Darwin, Dia da Árvore, Dia da Biodiversidade…

 

E quando se visitar o Parque Ecológico do Gameiro, o espaço em que o Fluviário de Mora se encontra inserido, conheça-se e usufrua-se das suas várias valências:

. Centro de Interpretação Ambiental (CIAmb)

. Praia Fluvial

. Eco-Campismo

. Parque de Merendas

. Bar/Cafetaria

. Passeio no passadiço em madeira (1,500 metros) ao longo da ribeira da Raia

. Percursos pedestres

 

O programa pedagógico 2014-2015 do Fluviário de Mora – Sejam Água, Amigos! – baseou-se numa citação famosa de alguém muito famoso, e um grande mestre.

 

Não existe outro composto químico como a água no universo conhecido. Sem ela a Vida neste planeta como a conhecemos não seria possível. Água em estado líquido, sólido ou gasoso. Sem forma, sem cor e sem cheiro, “Se a água for colocada num copo, ela torna-se o copo. Se a água for colocada numa garrafa, ela assume a forma da garrafa. Se a água for colocada num bule de chá, ela assume a forma do bule de chá.” E as formas são tantas!... Quer do ponto de vista físico, químico e biológico, aí vivas, em numerosa diversidade. A água, um bem de todos e para todos “…pode fluir ou cair em catadupa”. Sejam Água, Amigos!

 

O Fluviário de Mora é pioneiro na Europa e abriu em Março de 2007, tendo recebido até hoje mais de 710 mil visitantes. Simulando o percurso de um rio da nascente até á foz, possui 600 exemplares de 70 espécies, além de 12 lontras.