Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Fluviário de Mora: Programa Pedagógico 2016/17

cartaz%20pp%202016%202017.jpg

 

Destinado aos alunos do Pré-Escolar até ao Secundário

 

PROGRAMA PEDAGÓGICO DO FLUVIÁRIO DE MORA

INCLUI VISITA AO NOVO MUSEU DO MEGALITISMO

 O Fluviário de Mora apresenta para o corrente ano lectivo o seu Programa Pedagógico, sob o nome “Marca de Água” destinado, tanto às escolas e aos alunos desde o Pré-Escolar até ao Ensino Secundário, como a Grupos e Famílias.

A grande novidade deste ano é a oportunidade de se poderem realizar uma visita conjunta (guiada ou livre) ao Fluviário de Mora e ao novo Museu do Megalitismo com condições e preços vantajosos.

 

O Museu do Megalitismo, sediado em Mora, partiu de uma ideia antiga da autarquia local de valorizar o seu vasto património megalítico e integra e reabilita a antiga Estação de Caminhos-de-Ferro, criando simultaneamente novos espaços para o núcleo museológico e área de cafetaria. Na estrutura antiga foram criadas áreas de lazer para os jovens e crianças, com uma sala de internet e um espaço com equipamentos interactivos (jogos). 
O Fluviário de Mora tem novidades para as Instituições de Ensino com novas oficinas ambientais de carácter lúdico e pedagógico para cada ciclo de ensino. Assim, para o Pré-escolar "O Talego Mágico" traz o maravilhoso relacionado com a natureza.

 

O 1º CEB conta com "Inteligentes como Lontras" para trabalhar a motricidade fina e saber um pouco mais sobre estes adoráveis animais e "Sem Medos" vai-se descobrir e conhecer os predadores do mundo animal fomentando o respeito por estes e pela natureza;
O 2º CEB vai ficar "Cheio de Pinta" quando se superar os enigmas e desafios que são propostos nesta oficina ambiental e farão a diferença, certamente, após realizarem a actividade que dá nome a este programa pedagógico - "Marca d'Água" onde a aventura da descoberta da importância da água doce no florescimento e declínio de antigas civilizações é muito mais do que uma viagem ao passado;

O 3º CEB é esperado para a nova oficina ambiental "Criticamente em Perigo", onde irão descobrir algumas espécies, conhecer um pouco mais sobre elas e o porquê de estarem tão ameaçadas;

Finalmente, o Secundário terá "Clepsidra", uma oficina ambiental que fará pensar no tema da conservação da energia e a questão do "movimento perpétuo" - polémica entre as mentes mais brilhantes que já existiram. Citando Nikola Tesla "Deixando para trás os métodos conhecidos - a possibilidade de um engenho ou máquina "auto-actuante", inanimada, ainda assim competente, como um ser vivo, de adquirir energia a partir do meio...".

 

O Fluviário de Mora possui sete Planos de Visita de longa duração preparados a pensar em Instituições de Ensino, como por exemplo, o Plano 3 que alia uma Oficina Ambiental à escolha com a visita guiada com condições mais vantajosas do que solicitar individualmente cada uma dessas actividades. Também poderá optar pelo Plano 7 que contempla a entrada, visita guiada e almoço no restaurante do Fluviário. Para se conhecer os sete Planos de Visita que o Fluviário de Mora tem à disposição visite-se www.fluviariomora.pt

A pensar em Grupos, Famílias e Indivíduos o Fluviário de Mora desenvolveu o programa de actividades "Uma Aventura Ambiental no Fluviário" onde se poderá optar por realizar "Aquarista por uma Hora" para saber mais sobre o Fluviário e participar na alimentação de alguns dos habitantes aquáticos; "Parque Aventura" que reserva uma aventura na copa das árvores para os mais destemidos  e onde não falta o slide; "Visita aos Bastidores" para quem quiser ficar a conhecer a parte mais técnica do Fluviário de Mora; e até "Parabéns!Parabéns!", uma actividade para quem quiser celebrar uma festa de aniversário diferente, entre muitas outras.

 

Especialmente para Famílias, o Fluviário de Mora desenvolveu algumas oficinas ambientais que integra no programa "Um Momento em Família na Sala de Aula": "Se tu visses o que eu vi", "Pinta, Risca e Pontilha" e "Um Aquário à Minha Medida". Estas actividades estão sujeitas a marcação prévia.

 

Ao fim de nove anos, por onde passaram mais de 750 mil visitantes, crianças, famílias, escolas e outros grupos, o Fluviário de Mora continua a inovar e a renovar-se como a maior e mais reconhecida instituição em Portugal, e também na Europa, de divulgação do maravilhoso mundo dos Rios e dos Lagos.Com mais de 500 exemplares de 65 espécies, continua a valer a pena visitar e revisitar o Fluviário de Mora.

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.