Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Formação "Surf Salva", desenvolvida pelo Instituto de Socorros a Náufragos e o Lidl, chega às praias do Algarve, Alentejo, Sesimbra e Costa de Caparica

Responsabilidade Social

Formação “Surf Salva”, desenvolvida pelo Instituto de Socorros a Náufragos e o Lidl, chega às praias do Algarve, Alentejo, Sesimbra e Costa de Caparica

Após o arranque oficial das formações em junho, na praia de Carcavelos, as ações de formação “Surf Salva” estão a percorrer as praias de norte a sul do país, e estarão nas praias do Algarve, Alentejo, Sesimbra e Costa de Caparica durante o mês de agosto.

 

 

Resultado de uma parceria entre o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) e o Lidl Portugal, a formação “Surf Salva” destina-se a ensinar a surfistas técnicas de salvamento e suporte básico de vida a banhistas, e tem como objetivo reduzir o número de afogamentos, ao ensinar a estes surfistas que estão todos os dias nas praias, em conjunto com os nadadores salvadores ou sozinhos, a salvar vidas assegurando em conjunto praias mais seguras. 

Tendo em conta que o verão é um período em que existe uma maior participação no surf e maior afinidade com o tema, as ações de sensibilização e formação têm como público-alvo os alunos de escolas de surf, bem como praticantes de surf e bodyboard. As formações terão uma vertente teórica e outra prática e abrangerão técnicas de salvamento e aplicação do suporte básico de vida.

As inscrições poderão ser feitas no local, na tenda Surf Salva que estará nas praias (calendário em anexo).

 

O projeto “Surf Salva”, composto por duas fases, surge numa altura que se prevê uma época balnear complicada em termos de vigilância e salvamento marítimo, uma vez que os temporais de inverno provocaram grandes alterações no mar.

 

Para o Comandante Mário Pinto do Instituto de Socorros a Náufragos, “em cada formação, os surfistas e praticantes de bodyboard adquirem conhecimentos teóricos e práticos de salvamento bem como de suporte básico de vida que permitirão seguramente evitar afogamentos nas praias, sobretudo em praias não vigiadas.”

Para Vanessa Romeu, diretora de comunicação do Lidl Portugal, “esta parceria encaixa-se na perfeição na nossa política, cada vez mais ativa, de responsabilidade social. O Surf Salva é um projeto inovador e muito positivo pois potencia sinergias de dois grupos-alvo de forma a salvar vidas. Vai permitir que as pessoas possam tirar partido, em segurança, de um dos nossos melhores recursos, o mar”.

 

Ao abrigo da parceria com o ISN e do projeto Surf Salva, o Lidl irá alargar a área de intervenção para passar aos mais jovens regras para estar na praia em segurança, através do projeto “Turminha do Surf” que irá decorrer em paralelo durante o Verão.