Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Fotografia, cinema e moda "à conversa" no CascaiShopping

Dias 1 e 11 de novembro às 17h00

 

Fotografia, cinema e moda “à conversa” no CascaiShopping

 

Até dia 26 de novembro o CascaiShopping oferece aos seus visitantes uma atmosfera de glamour com a exposição "Marilyn unseen by Milton H. Greene" - A atriz e modelo como nunca a viu. Numa estreia mundial, esta exposição traz a Portugal fotografias nunca antes vistas de uma das mais icónicas atrizes e modelos norte-americanas: Marilyn Monroe.

É no âmbito desta exposição que o CascaiShopping recebe um ciclo de conversas cujo tema central são as Artes, tendo Marilyn Monroe como protagonista. O primeiro encontro está reservado ao objeto da fotografia “O cinema visto pelos fotógrafos” e o segundo encontro debate o cinema e a moda com “Marilyn e a Moda, os ícones do cinema e a moda”.

No dia 1 de novembro, às 17h00, o Centro recebe na Praça dos Papagaios, piso 1, “O cinema visto pelos fotógrafos”, uma conversa moderada por Ricardo Vieira Lisboa, um crítico de cinema do site À Pala de Walsh. Esta conversa conta com três convidados especializados na área: Alípio Padilha, um fotógrafo de artes perfomativas com trabalho editado pelo Teatro Nacional D. Maria II, pelos CTT, pela Imprensa Nacional Casa da Moeda, entre outras entidades de relevo; Joana Linda, fotógrafa e realizadora que fotografou a rodagem de Fátima de João Canijo, tendo ainda trabalhado com a artista Ana Moura e em eventos como o IndieLisboa e a Festa do Cinema Italiano; e ainda Mariana Castro, fotógrafa e realizadora, autora de múltiplos retratos de personalidades nacionais e internacionais do cinema, da moda e da música como JP Simões, Sasha Grey, Roger Corman, entre outros.

Já no dia 11 de novembro, também pelas 17h, na Praça dos Papagaios, piso 1, sentam-se à mesa vários convidados para conversar sobre “Marilyn e a Moda, os ícones do cinema e a moda”. Este momento será moderado por Joana Barrios, blogguer, atriz e apresentadora, pós graduada em Crítica de Cinema e Música Pop, tendo sido ainda coreógrafa em Barcelona e criado a sua própria companhia – Teatro Praga. Estarão presentes, como convidados, Cláudia Jardim, criadora e intérprete do Teatro Praga, tendo também dirigido diversos workshops no Teatro Viriato e no Fórum Dança, Luís de Barros, fotógrafo com 20 anos de carreira no mundo editorial de moda e publicidade e fundador e coordenador de fotografia da Lux Angola, e ainda Ricardo Preto, estilista que desenhou para a Amarras, criou malas para a Perteguaz e acessórios para Dino Alves e Osvaldo Martins e faz ainda produção de moda, como stylist, para revistas como a DIF, ZOOT e Umbigo.

"Marilyn unseen by Milton H. Greene" - A atriz e modelo como nunca a viu é uma exposição que revela pela primeira vez, a Portugal e ao mundo, algumas das fotografias mais emblemáticas de Milton H. Greene, fotógrafo americano de moda e de celebridades, falecido em 1985, sendo o seu trabalho mais conhecido as fotografias de Marilyn Monroe.

São 33 fotografias originais numa atmosfera de amizade e confiança com o fotógrafo Milton H. Greene que podem ser vistas na exposição "Marilyn unseen by Milton H. Greene" - A atriz e modelo como nunca a viu, com a curadoria de Cristina Carrillo de Albornoz Fisac, selecionadas no Arquivo da Coleção Milton H. Greene, e em parceria com a Iconic Images, fundada pelo filho do fotógrafo Joshua Greene, assim como algumas entrevistas em formato vídeo sobre o seu trabalho.

Com entrada gratuita, a exposição está patente até dia 26 de novembro no CascaiShopping e poderá ser visitada todos os dias, entre as 10h00 e as 23h00.

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.