Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Fundação AFID Diferença convida a uma conversa sobre a dança e a inclusão na conferência “Arte Fora Da Caixa”

Cartaz - Arte fora da caixa.jpg

 

Conferência acontece a 11 de abril no auditório Dra. Maria Lutegarda

 

A Fundação AFID Diferença, que apoia jovens com deficiência, crianças e idosos no concelho da Amadora, realiza no próximo dia 11 de abril o encontro “Arte Fora da Caixa - Dança para todos e com todos” no Auditório Dra. Maria Lutegarda nas instalações da Instituição, em Alfragide.

 

A conferência Arte Fora da Caixa” acontece no próximo dia 11 de abril das 14h30 às 17h30 na sede da Fundação AFID. O encontro contará com a atuação do grupo AFID Dance e terá como participantes nomes de relevo no panorama da dança numa conversa inclusiva.

 

A segunda edição do workshop “Arte Fora da Caixa” convida a todos a pensar na arte da dança como sendo algo para todos e com todos. Um espaço de discussão sobre a dança fora dela própria, mas observando-a a si mesma questionando o seu percurso, capacidades e benefícios. 

 

O evento contará a presença de Bruno Rodrigues, coreógrafo e diretor artístico da AFIDANCE, da Dr.ª Joana Santos, psicomotricista, das professoras Doutora Paula Lebre e da Doutora Elisabete Monteiro, docentes em Licenciatura em Dança e Reabilitação Psicomotora pela Faculdade de Motricidade Humana em Lisboa e de Diana Bastos, bailarina, escritora e coreógrafa.

 

“A Arte Fora da Caixa é uma iniciativa de apresentação e reflexão da metodologia de intervenção social com pessoas com deficiência através da arte,” explica Juvenal Baltazar, Diretor da Ação Social da Fundação AFID Diferença.

 

“A AFID, desde a sua origem, tem elegido a arte como linguagem e metodologia de inclusão. Por isso, tem também aprofundado a sua prática juntamente com as universidades, as famílias, as pessoas com deficiência e os técnicos das outras organizações congéneres com estes workshops, pretendemos iniciar novas metodologias “fora da caixa”, que garantam o desenvolvimento e o cumprimento dos objetivos da nossa intervenção,” conclui.

 

 

A “Arte Fora da Caixa” marca o início do ciclo de conferências da Fundação AFID. A participação no evento é gratuita, mas com inscrição obrigatória

 

 

 

 

Sobre a Fundação AFID Diferença: 

A AFID – Associação Nacional de Famílias para a Integração da Pessoa com Deficiência celebrou em 2017 32 anos de existência. Ao longo do seu vasto percurso criou também a Fundação AFID Diferença, que por sua vez comemorou 12 anos, uma instituição particular de solidariedade social que se dedica a iniciativas de reabilitação, educação, formação e inserção socioprofissional de pessoas com deficiência. Desenvolve igualmente um conjunto de atividades de apoio à comunidade e serviços de proximidade nos domínios da assistência e solidariedade social, apoio à infância e à terceira idade. É a primeira Instituição da área social, em Portugal, certificada pelas Normas ISO 9001:2008, pela Marca ISS, Nível A e pelo EQUASS Excellence.  

Atualmente, a AFID, na sua globalidade, atende perto de 1500 pessoas – Infância (AFIDKIDS), Pessoas com Deficiência (AFIDREAB) e Pessoas Idosas (AFIDSÉNIOR) - e para as quais trabalham diariamente 211 colaboradores. Trata-se de uma das principais instituições sociais do país – pela dimensão, abrangência e complementaridade dos seus serviços e, sobretudo, pela qualidade impressa na gestão e intervenção técnica. A AFID enquanto associação de famílias mantém o seu objetivo ao nível da representação dos direitos das famílias e das pessoas com deficiência.  

Mais em: www.afid.pt