Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Fundação AFID Diferença lança nova edição da revista Diferença

Fundação AFID Diferença lança nova edição da revista Diferença

 

Publicação da instituição aborda temas como a saúde mental e a autonomia das pessoas com deficiência.

 

Capa - Revista Diferença.png

 

A Fundação AFID Diferença, instituição que apoia jovens e idosos com deficiência na zona da Amadora, lança este mês a mais recente edição da revista Diferença.

 

A edição nº 21 da revista Diferença aborda temáticas ligadas às pessoas com deficiência que vão desde à saúde mental, a autodeterminação e autorrepresentação, à vida autónoma e independente assim como as práticas de desporto. Esta nova edição conta, também, com artigos referentes a outras áreas de atividade da Fundação como a qualidade de vida de pessoas idosas e crianças. A revista faz, ainda, um rescaldo das atividades que ocorreram na Instituição em 2017.

 

Esta edição contou com os artigos dos técnicos da Fundação AFID Diferença bem como de colaboradores que trabalham de perto com a instituição  como o caso do Dr. Pedro Varandas, psiquiatra e Diretor do Centro Irmãs Hospitaleiras de Lisboa, Mário Lopes, presidente da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas Com Deficiência, Ana Paula Ventura do Centro Hospitalar MediaTejo, Direção de Enfermagem e Paula Guimarães, diretora da Fundação Montepio que escreveu a nota de abertura da Revista, entre outros.

 

Sem nunca esquecer o trabalho iniciado pela Dra. Maria Lutegarda Justo, a revista Diferença mostra o legado deixado pela diretora, agora desenvolvido e posto em prática. Considerada uma das forças motoras da instituição, Dra. Maria Lutegarda Justo deu o mote a muitas das iniciativas que se viram concluídas após o seu desaparecimento. Recorde-se, que a edição passada da revista Diferença, lançada no aniversário da Fundação, tinha um encarte especial dedicado à vida e legado da antiga diretora da AFID.

 

“Volvido um ano do desaparecimento da Dr.ª. Maria Lutegarda, Assessora da Administração, Diretora da Ação Social da Fundação AFID Diferença e Diretora da Associação Nacional de Famílias para a Integração da Pessoas Deficiente (AFID), o clima institucional e organizacional da nossa Fundação não abanou nem se alterou, antes reforçámos a nossa intervenção de qualidade na área social. As saudades são imensas, a falta da sua orientação técnica e de gestão é evidente, mas o seu espírito e a sua filosofia de atuação permanecem, constituindo um tributo ao seu legado”, pode ler-se no editorial da edição n. º21 da revista Diferença, escrito pelo presidente do Conselho da Administração da Fundação AFID Diferença, Domingos Rosa.

A revista Diferença está disponível na sede da Fundação AFID ou através nosso site da Fundação onde é possível consultar esta e as outras edições da revista: https://www.afid.pt/eventos-media/publicacoes/

 

 

 

 

Sobre a Fundação AFID Diferença:  

A AFID – Associação Nacional de Famílias para a Integração da Pessoa com Deficiência celebrou em 2017 32 anos de existência. Ao longo do seu vasto percurso criou também a Fundação AFID Diferença, que por sua vez comemorou 12 anos, uma instituição particular de solidariedade social que se dedica a iniciativas de reabilitação, educação, formação e inserção socioprofissional de pessoas com deficiência. Desenvolve igualmente um conjunto de atividades de apoio à comunidade e serviços de proximidade nos domínios da assistência e solidariedade social, apoio à infância e à terceira idade. É a primeira Instituição da área social, em Portugal, certificada pelas Normas ISO 9001:2008, pela Marca ISS, Nível A e pelo EQUASS Excellence.   

 

Atualmente, a AFID, na sua globalidade, atende perto de 1500 pessoas – Infância (AFIDKIDS), Pessoas com Deficiência (AFIDREAB) e Pessoas Idosas (AFIDSÉNIOR) - e para as quais trabalham diariamente 211 colaboradores. Trata-se de uma das principais instituições sociais do país – pela dimensão, abrangência e complementaridade dos seus serviços e, sobretudo, pela qualidade impressa na gestão e intervenção técnica. A AFID enquanto associação de famílias mantém o seu objetivo ao nível da representação dos direitos das famílias e das pessoas com deficiência.   

Mais em: www.afid.pt  

 

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.