Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

FUNDAÇÃO DA CASA DE BRAGANÇA ASSINALA OS 90 ANOS DA MORTE DE D. MANUEL II

No dia 2 de julho, assinalam-se os 90 anos da morte do último rei de Portugal D. Manuel II.
Bibliófilo e bibliógrafo, o último monarca português dedicou-se à coleção e estudo dos impressos portugueses de Quinhentos, sobre os quais deixou uma obra de referência. 
Dedicou um gosto particular à música, sobretudo piano e órgão, de que foi executante.
A Fundação da Casa de Bragança marca esta data com uma celebração eucarística na Igreja dos Agostinhos, em Vila Viçosa, espaço que é também Panteão dos Duques de Bragança, a apresentação de duas publicações e um concerto.

 

11H IGREJA DOS AGOSTINHOS

Eucaristia que assinala os 90 Anos da Morte de D. Manuel II.

descarregar (17).jpg

15H CAPELA DO PAÇO DUCAL DE VILA VIÇOSA

descarregar (3).png

Apresentação do 13º Livro de Muitas Cousas - D. Manuel II "O Rei Músico" - da autoria de Rui de Castilho de Luna, editado pela Fundação da Casa de Bragança.
Os vários volumes da Coleção Muitas Cousas, aprofundam temas que por várias razões não são alvo de estudos pelos investigadores, esclarecem dúvidas e respondem a muitos porquês. São fruto de rigorosas investigações e assumem-se como um elemento essencial para quem visita o espaço museológico da Fundação podendo assim melhor apreciar a riqueza artística e histórica apresentada.
(Disponível para venda na portaria do Paço Ducal ou por correio contra reembolso).

Inventário da Biblioteca de D. Manuel II, disponibilização online do 2º volume.
O 1º volume do Inventário da Biblioteca de D. Manuel II, da autoria de Gualdino Borrões, foi publicado em 1982.
Esta obra inclui a referência bibliográfica de todas as espécies  (manuscritos e impressos) que integram a Biblioteca, provenientes da residência britânica do rei. Os Impressos abarcavam as datas de 1489 a 1834, correspondentes a 1340 registos.
O 2º volume que agora se disponibiliza, com os registos 1341 a 2406, completa este inventário.
Fica assim disponível online, para consulta de todos os investigadores e interessados a totalidade da Biblioteca reunida por D. Manuel II.

 

17H IGREJA DOS AGOSTINHO

descarregar (5).png

Sob a direcção musical do internacionalmente aclamado maestro, clarinetista e pedagogo António Saiote, a orquestra de clarinetes Invicta All Stars, formação única no panorama musical português, apresenta um inesperado concerto lembrando dois dos maiores compositores da História da Música Europeia, Tomaso Albinoni e Astor Piazzolla, a par de obras muito populares, daquelas que a humanidade não se permite esquecer.

Invicta All Stars, Orquestra de Clarinetes, direção artística de António Saiote. (Entrada livre)