Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Fundação Luso Brasileira premeia 5 personalidades que aproximaram Portugal e Brasil em 2023

Paulo Campos e Costa e Chef Hugo Freitas de Araujo

Miguel Setas, Jorge Rebelo Almeida, Paulo Niemeyer, Abel Ferreira e Rui Miguel Nabeiro foram homenageados este sábado, dia 25 de novembro, na gala da Fundação Luso Brasileira. A cerimónia  decorreu no Hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo.

O evento, que encerrou as comemorações do bicentenário da independência do Brasil, teve como objetivo premiar pessoas, empresas e associações que durante 2023 contribuíram para a aproximação económica, empresarial e cultural entre Portugal e o Brasil. Além dos cinco nomes, foram também distinguidas as empresas do grupo EDP, que têm uma forte presença nos dois lados do Atlântico, e a TAP, companhia aérea fulcral na ligação entre os dois países.

A escolha dos homenageados foi feita pela Administração da Fundação Luso-Brasileira, que entregou a todos um prato comemorativo da Vista Alegre, que no verso continha uma estrofe da música Tanto Mar de Chico Buarque, assinada pelo próprio.

No jantar da gala, o Chef Pedro Cardoso e o Chef Hugo Araújo, do Restaurante Solar dos Presuntos, homenagearam os sabores da gastronomia portuguesa. A ementa incluiu pataniscas e amêijoas à bulhão pato, tendo a escolha para o prato principal recaído no bacalhau, uma das especialidades da cozinha nacional, preparado ao vivo para os presentes.

A noite contou ainda com um momento musical protagonizado pela fadista portuguesa Cuca Roseta.

Para Paulo Campos Costa, presidente da Fundação Luso Brasileira, “O objetivo da Fundação é construir pontes que aproximem estas duas margens do Atlântico, apoiando empresas e outras entidades em iniciativas de caracter Cultural, Educativo, Tecnológico e Patrimonial. E que melhor forma de o fazer do que homenagear estas cinco personalidades. Através da sua atividade empresarial, cultural e desportiva, contribuíram decididamente para encurtar este Tanto Mar / Tanto Mar de que nos falou Chico Buarque, ajudando a reduzir as tais “léguas a nos separar”.

 

Sobre a Fundação Luso Brasileira

A Fundação Luso-Brasileira tem por finalidade promover e apoiar iniciativas de carácter Cultural, Educativo, Tecnológico e Patrimonial a concretizar em Portugal, no Brasil e nos restantes países e territórios de Língua Portuguesa. Está ao serviço das empresas e de todos os agentes que promovem a aproximação económica, empresarial e cultural, em particular, entre Portugal e o Brasil mas, também, entre estes dois países e restantes membros da Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa.

https://fundacaolusobrasileira.pt/