GDA lança livro sobre o papel do artista e a evolução da Cultura no mercado digital
A GDA – Gestão dos Direitos dos Artistas comemora o 25º aniversário e os 10 anos da sua Fundação com a publicação do livro "Colher para Semear", que mais do que traçar o percurso das duas entidades no tecido cultural português, exige respeito pelo trabalho dos artistas, documentando que esse trabalho gera riqueza, uma parte da qual é reinvestida na própria Cultura. O livro foi escrito pela jornalista, escritora e ensaísta Claudia Galhós.
O livro traz uma reflexão premente acerca do papel do artista na sociedade, numa altura em que a experiência pandémica, que se arrasta há mais de um ano, obrigou a confinamentos, durante os quais uma grande parte da população encontrou no trabalho desenvolvido por artistas um escape usufruindo, através da transmissão online ou das plataformas digitais, de música, teatro, dança e filmes.
“Hoje a grande batalha é salvaguardar os direitos dos artistas no mercado digital: o modelo de negócio atual é insustentável, tem de incluir um pagamento justo aos artistas”, afirma Pedro Wallenstein, presidente da GDA. (ver comunicado integral em anexo)