Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Gerador lança o 1º festival itinerante nacional pelo interior de Portugal 

  • O Festival Descobre o Teu Interior 2022 destaca o melhor dos territórios participantes, com dezenas de concertos, conversas, intervenções artísticas, visitas, workshops e atividades gastronómicas. 

 

  • O Festival terá início a 31 de março de 2022, e vai passar por Beja, Viana do Alentejo, Montemor-o-Novo, Vila Viçosa, Constância, Pombal, Mesão Frio e Mêda. 

Este primeiro festival itinerante destaca o melhor dos territórios do interior, com dezenas de concertos com músicos nacionais e locais, workshops, conversas, intervenções artísticas, visitas e atividades gastronómicas. Todas as iniciativas vão ter lugar em espaços únicos, sustentáveis e fortemente ligados às comunidades locais, que não são habitualmente usados como palcos artísticos, desde concertos numa antiga ermida, num lavadouro comunitário ou no interior de um castelo, a conversas num hospital desativado ou numa fábrica de chocalhos, passando por intervenções num refeitório de um seminário centenário ou numa biblioteca clássica.  

 

Depois de uma edição de 2021 totalmente digital dedicada a debater os desafios do interior, o Gerador lança este ano a segunda edição do festival num formato presencial e itinerante. Ao todo serão 16 dias de atividades e mais de 70 iniciativas que vão dar destaque ao que se faz no interior do país.  

 

Este é o roteiro do Festival Descobre o Teu Interior 2022:  

 

  • Beja – 31 de março a 1 de abril  
  • Viana do Alentejo – 1 a 2 de abril  
  • Montemor-o-Novo – 2 a 3 de abril  
  • Vila Viçosa – 8 a 9 de abril  
  • Constância – 9 e 10 de abril  
  • Pombal – 20 e 21 de abril  
  • Mesão Frio – 22 e 23 de abril  
  • Mêda – 23 e 24 de abril  

 

Benjamim, Tó Trips, Surma, Afonso Cabral, Labaq, Hélio Morais e Beatriz Pessoa são alguns dos músicos convidados a envolverem-se nos espaços mais autênticos do interior, juntamente com um conjunto de autores e artistas locais. 

 

A programação abre entre 31 de março e 1 de abril, em Beja, com uma visita guiada aos locais românticos da cidade, um concerto com Benjamim no Núcleo Visigótico do Museu Regional de Bejaou um workshop de migas à alentejana com o chef Saudade Capitão, do restaurante A Pipa.  

 

Em Viana do Alentejo, entre 1 e 2 de abril, o público vai assistir às Cantadeiras de Viana no lavadouro comunitário, a um passeio guiado à Aldeia de Aguiar, a primeira cooperativa pós 25 de Abril, e a um concerto memorável de Surma no castelo.  

 

Destaque ainda para o concerto de Afonso Cabral, vocalista dos You Can’t Win Charlie Bown, na Igreja de Santa Cruz em Vila Viçosa, o concerto de MURAIS, o projeto a solo de Hélio Morais, membro dos Linda Martini e PAUS, na casa onde viveu o poeta Luís de Camões em Constância ou o concerto inédito de Beatriz Pessoa com a participação do Rancho Folclórico de Barqueiros, em Mesão Frio.  

 

O programa inclui ainda conversas com personalidades convidadas dedicadas a temas como a valorização dos territórios através do turismo, como impedir o despovoamento do interior, como vão as alterações climáticas afetar o interior ou qual o papel dos jovens no interior do século XXI. 

 

Em breve o Gerador vai revelar a programação completa para cada localidade.  

 

Um bilhete para todo o festival tem o custo de 40 euros, enquanto as atividades programadas para apenas um município tem o preço de 14 euros. Se pretender assistir somente às iniciativas que serão transmitidas digitalmente, o bilhete é de apenas 9 euros para a totalidade dos dias.  

 

 

Para mais informações: https://gerador.eu/descobre-o-teu-interior-2022/  

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.