Gestão de risco de desastres em património cultural é tema de debate em Lisboa
Debate sobre políticas públicas de preservação cultural, uma iniciativa do projeto STORM
Museu dos Coches, 5 de abril, das 10:00 às 18:00
No âmbito do Ano Europeu do Património Cultural, realiza-se na quinta-feira, 5 de abril, no Museu dos Coches, em Lisboa, o simpósio “Risco e Património em Portugal”, uma iniciativa do
projeto europeu STORM – Safeguarding Cultural Heritage through Technical and Organisational Resources Management.
O objetivo do encontro é fomentar o debate sobre políticas e estratégias de prevenção, proteção e intervenção em sítios culturais, ameaçados por desastres naturais e antrópicos.
O primeiro dia do simpósio é aberto ao público. A Diretora-Geral do Património Cultural, Paula Silva, o Diretor Nacional de Planeamento de Emergência da Autoridade Nacional da Proteção Civil, José Oliveira, e a Diretora do Museu Nacional dos Coches, Silvana Bessone, abrem a sessão.
A conferência inaugural será proferida por Isabel Raposo Magalhães, do Museu Nacional dos Coches, membro do Conselho Geral do ICCROM, seguida pela apresentação do projeto STORM por parte dos parceiros nacionais – a Direção-Geral do Património Cultural, a Troia Resort, o Município de Grândola, a Nova Conservação e o INOV.
A tarde organiza-se em duas sessões: “Estratégias de Proteção e Prevenção” e “Avaliação e Proteção: desafios e oportunidades” moderadas por Soraya Genin, Presidente do ICOMOS-PT, e José Delgado Rodrigues, Investigador-Coordenador do LNEC (Ap.), respetivamente. Será ainda exibido o documentário “Renascer das águas. A Coleção Calouste Gulbenkian de Livros Manuscritos Ocidentais e as inundações de 1967”, com realização de Márcia Lessa, em colaboração com o Museu Calouste Gulbenkian – Coleção do Fundador.
Durante o segundo dia do encontro, reservado aos stakeholders do projeto STORM, serão realizadas sessões de brainSTORMing para debater e trabalhar sobre orientações e melhoria de políticas na área da gestão de riscos em património cultural.
O projeto STORM propõe-se inovar em ações preventivas para a conservação de estruturas históricas, em medidas de emergência para mitigar o impacto de desastres naturais e das alterações climáticas e na criação de uma rede de informação e ferramentas entre todos os parceiros europeus. Neste contexto, o projeto está a desenvolver novos modelos preditivos e a melhorar métodos não-invasivos e não-destrutivos de investigação e diagnóstico, para uma previsão mais eficaz de alterações e ameaças que possam danificar o património cultural.
O STORM é financiado no âmbito do Programa de Investigação e Inovação Horizonte 2020 da Comissão Europeia (Grant Agreement Nº 700191), tema 3 do pilar Desafios Societais: Resiliência a desastres e alterações climáticas - mitigação do impacto das alterações climáticas e dos desastres naturais em sítios, estruturas e artefactos patrimoniais. O projeto tem uma duração de 36 meses, e decorrerá até maio de 2019.
O Ano Europeu do Património Cultural 2018 é assinalado por iniciativa da Comissão Europeia, enquadrado pelos grandes objetivos da promoção da diversidade e do diálogo interculturais e da coesão social, visando consciencializar os cidadãos para o papel do património cultural no desenvolvimento social e económico e nas relações externas da União Europeia.
O simpósio tem entrada livre no dia 5 de abril. Para mais informações, por favor contactar arqueologia@troiaresort.pt.
Sobre o STORM
Safeguarding Cultural Heritage through Technical and Organisational Resources Management Website do projeto: www.storm-project.eu
Consórcio: 20 parceiros de sete países
Início: 1 junho 2016
Duração: 36 meses
Investimento total: EUR 7 297 875
Financiamento UE: EUR 7 297 875
Mais informação sobre o projeto: http://www.storm-project.eu/
Sobre o Ano Europeu do Património Cultural: http://anoeuropeu.patrimoniocultural.gov.pt/