Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

“Golfinho a Saltar Fora de Água” em exposição na Biblioteca de Palmela

Golfinho a Saltar Fora de Água.jpg

 

A escultura “Golfinho a Saltar Fora de Água”, criada pelo artista plástico Xico Gaivota, a partir de lixo marinho, está em exposição no átrio da Biblioteca Municipal em Palmela, até 14 de outubro.

No âmbito da campanha de sensibilização ambiental “O Futuro do Planeta não é Reciclável”, o artista criou uma escultura de um golfinho, a partir de lixo marinho, por ser uma das espécies marinhas mais icónicas, despertando assim a atenção de ainda mais portuguesas/es para a reciclagem. A peça encontra-se em digressão por vários espaços em todo o país e o Município de Palmela associa-se também a esta campanha, recebendo-a na Biblioteca.

Com aproximadamente 2,5 m de altura e cerca de 150 kg, esta obra foi desenvolvida exclusivamente com fragmentos de lixo não manipulados e sem o uso de quaisquer colas ou tintas durante a sua produção. Todos os materiais que o artista usa nas suas peças são recolhidos pelo próprio em praias não concessionadas da costa portuguesa.

Xico Gaivota é reconhecido pelas suas intervenções para a consciencialização e sensibilização global sobre o lixo existente no mar. Há vários anos que percorre quilómetros pelas praias nacionais, de norte a sul, recolhendo plásticos e outros materiais, que se tornam na matéria-prima para as suas criações originais, onde a temática dos animais marinhos é constante.

Lançada pelas concessionárias EGF (entre as quais a Amarsul, que opera no concelho), a campanha “O Futuro do Planeta não é Reciclável” tem como objetivo despertar a consciência das/os portuguesas/es, levando-as/os a adotarem comportamentos ambientais adequados, no sentido de proteger o Planeta. O processo é simples: reduzir, reutilizar e reciclar.

Visite a Biblioteca Municipal de Palmela de terça a sexta-feira, das 10h00 às 19h00, e ao sábado, das 10h00 às 13h00, e conheça esta obra!