Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

GONÇALO SAN ROMAN INAUGURA EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL DE PINTURA “PSICOLOGIA DAS CORES”

Cartaz%20Expo%20Psicologia%20Cores.jpg

 

 

Gonçalo San Roman inaugura a 28 de Janeiro pelas 21h a exposição individual de pintura “Psicologia das cores”. A mostra reúne cerca de 50 trabalhos do artista e estará patente de 28 de janeiro a 13 de março, de terça a domingo das 10h às 23h00, no Centro de Exposições de Odivelas, junto ao Jardim da Música.

Entrada Livre

 

 

“Muito antes de lhes conhecermos os nomes, já lhes conhecemos as cores. Os tons das cores. Mas aquilo que no início era apenas "Azul" é agora dissecado numa biblioteca cromática e assim se estendem as possibilidades de denominar e enumerar o que nos rodeia, limitados apenas pela nossa “cultura” pictórica.

 

Encontrei na pintura o mágico meio de criar (recriar) um mundo (meu) através das cores. E se na antiguidade esta primordial necessidade de representação estava limitada pelos pigmentos existentes, pela raridade de outros, ou inexistência da maioria, a variedade de hoje permite-nos estender a nossa paleta e levá-la à exaustão (ou quase).

 

Expresso o meu mundo desta forma, pelas cores que observo e que elejo para o representar, para o materializar. Ora retirando a forma e deixando apenas a cor, no seu estado mais simples e puro, ora juntando-as para que nasça o objecto. Feito este percurso pela metade, de cada cor e de cada suporte, é agora tempo de que seja percorrido o outro meio aos olhos de quem o observa e o interpreta, na sua própria “Psicologia das cores“."

Gonçalo San Roman

 

 

"Gonçalo San Roman traz-nos a desconstrução da forma, a escultura converteu-se em pintura e novos significados brotam numa translação plena de criatividade. Psicologia de cores revela um percurso de sincretismo da expressão artística por Gonçalo San Roman. O tempo velho imutável dissolveu-se a cores: novas, vivas, intrigantes, que questionam. A cor expressa-se pela pedra, o ser esculpido redescobre-se na cor que se tornou pano de fundo."

Tiago M. 

 

Nota Biográfica: Gonçalo San Roman nasceu em Lisboa em 1978, cidade em que vive e trabalha actualmente.

Os seus trabalhos de pintura, desenho e mais recentemente escultura e fotografia, tomam uma direcção criativa maioritariamente figurativa, mas também com ensaios variados no campo abstracto, revelaram-se em exposições colectivas, open studios e actividades de carácter cultural em que participou, com especial destaque para a sua primeira exposição individual "Portraits" (2012).    

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.