Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Grandes tesouros da Arte Bruta para descobrir no Núcleo de Arte da Oliva, em S. João da Madeira

Obras da Coleção Treger/Saint Silvestre

 

Grandes tesouros da arte bruta

para descobrir no Núcleo de Arte da Oliva

 

*Uma das mais impressionantes coleções privadas de artes marginais mostra-se ao mundo em S. João da Madeira.

 

*Inauguração está marcada para 18 de junho.

 

As “artes marginais” estão em destaque Núcleo de Arte da Oliva Creative Factory, em S. João da Madeira, numa exposição que apresenta uma das mais impressionantes colecções privadas desta área e que será inaugurada no próximo sábado, 18 de junho. Denominada Coleção Treger/Saint Silvestre, reúne nas instalações da emblemática metalúrgica Oliva, reconvertidas pelo Município sanjoanense à promoção da arte e da criatividade, um dos mais impressionantes acervos de Arte Bruta e Arte Singular, sem paralelo em toda Península Ibérica.

Mas talvez mais importante é ser uma das maiores coleções de Arte Bruta do mundo.

 

As duas mostras refletem uma coleção invulgar, com pinturas, desenhos e esculturas de autores sem qualquer ligação ao meio artístico, muitos deles internados em hospitais psiquiátricos. “Arte Bruta: Uma História de Mitologias Individuais” é comissariada pelo curador francês Christian Berst, enquanto que a exposição “Acordar, sair, caminhar, desacelerar… olhar, parar. Olhar de novo”, centrada na Arte Singular, é comissariada pela curadora italiana Antonia Gaeta.

 

Recorrendo ao que o grande curador de artes suíço Harald Szeeman (1933-2005) qualificou de “mitologias individuais”, Christian Berst explica que a exposição “Arte Bruta: Uma História de Mitologias Individuais” tem a “função principal de mostrar como as obras de Arte Bruta apresentam sobretudo uma tentativa de esclarecimento do mistério da vida”. Por seu lado, Antonia Gaeta revela que as obras da exposição de que é curadora “representam um conjunto complexo submetido a uma certa ideia de organização, regras, proibições, deveres e responsabilidades, mas também possibilitam o seu contrário mostrando alguma displicência e hilaridade das dinâmicas do urbano, o fantasioso, o grotesco, o labor e o emprego disfuncional do tempo."

 

Na base destas exposições está uma coleção privada mais de 1.000 obras reunidas ao longo de quatro décadas por Richard Treger (músico natural do Zimbabué, com nacionalidade irlandesa) e António Saint Silvestre (escultor luso-francês). Um acervo que se encontra cedido em depósito ao Município de S. João da Madeira para que possa ser mostrado ao público no Núcleo de Arte da Oliva Creative Factory, dirigido pela curadora Raquel Guerra.   

 

Os artistas ‘informais’ ou espontâneos, que em geral não comercializam os seus trabalhos e que não procuram nem glória nem prestígio, foram ignorados e desconhecidos, durante décadas, até que um artista francês, Jean Dubuffet, em 1945  os descobriu e batizou esta vertente artística como Arte Bruta”, explica o colecionador António Saint Silvestre. “A Arte Bruta é um diamante em bruto, puro, não lapidado”, sintetiza.

 

A cidade de S. João da Madeira está nos roteiros internacionais da arte bruta, graças a esta extraordinária coleção, uma das maiores e mais importantes do mundo”, sublinha o Presidente da Câmara, Ricardo Oliveira Figueiredo, sublinhando que o investimento na cultura é encarado pela autarquia sanjoanense como fator de “valorização individual e coletiva” e de “melhoria da qualidade de vida”. Para o autarca, esta é também uma forma de “reforçar a atratividade e centralidade da cidade, constituindo assim um meio de promoção da economia”.

 

 

“Arte Bruta: Uma História de Mitologias Individuais”

Curadoria: Christian Berst

Patente até 26 de fevereiro de 2017.

 

 

“Acordar, sair, caminhar, desacelerar… olhar, parar. Olhar de novo”

Curadoria: Antónia Gaeta

Artistas:

Patente até 23 de outubro de 2016.

 

 

Contactos:

Núcleo de Arte da Oliva

nucleoarteoliva@cm-sjm.pt

telf.: 256 004 100

 

Núcleo de Arte

Oliva Creative Factory

Rua da Fundição, 240

3700-119 São João da Madeira

GPS 40.905761, -8.497561

 

Horário de abertura:

Terça-feira a domingo

Das 10h30 às 18h00