Grau Zero da Companhia - Fotografia de Cena com Nelson D'Aires
Grau Zero da Companhia
Sessão #16
28 de Maio 2022
OFICINA DE FOTOGRAFIA com Nelson D'Aires
Imaginarius - Festival Internacional de Teatro de Rua
Inscrição gratuita e obrigatória: bcnproducao@gmail.com
Destinatários: Professores, amadores do espetáculo e outras artes; estudantes de artes; coletividades, associações e grupos
14h00- 18h00
Sala de ensaios do Cineteatro António Lamoso (Ponto de Encontro)
Nesta sessão, irá ser abordado o cruzamento entre as artes performativas e a fotografia, identificando as abordagens técnicas e de autoria. Pretende-se falar do processo documental mais o autoral a partir do diálogo entre performance e fotografia. Terá num primeiro momento uma breve conversa com todos os participantes e numa segunda parte prática seguiremos para o Festival Internacional de Teatro de Rua.
Nelson d’Aires /Vila do Conde, 1975). Formado na área da construção civil, abandona a actividade em 2005. Em 2006 estabelece-se como fotógrafo independente e desde então dedica-se a explorar a área disciplinar da fotografia documental onde desenvolve projectos pessoais que abordam questões de identidade e território. Foi fotógrafo membro do colectivo Kameraphoto entre 2006 e 2014. Entre 2009 a 2012, colaborou como fotojornalista com alguns títulos da imprensa portuguesa e internacional com trabalhos premiados, destacando-se em 2011 o Prémio Internacional de Fotojornalismo Estação Imagem. “Urdidura” é o seu último livro individual do projecto “Viagens na minha terra”. No teatro e nas artes performativas tem colaborações com a companhia Amarelo Silvestre, Ballet Contemporâneo do Norte, Academia Artes e Espectáculo, Cão Danado, Colectivo Sabotagem, entre outros.
Está representado em colecções de fotografia tais como BESart e Fundação EDP. Pertenceu ao colectivo de fotógrafos Kameraphoto.
Mais info:
https://nelsondaires.pt
https://www.imaginarius.pt
Grau Zero da Companhia é um programa de formação do Ballet Contemporâneo do Norte para profissionais e amadores das artes performativas. Inspirado na obra seminal de Roland Barthes, precipita-nos para a abordagem à iniciação de técnicas que assistem à construção de uma companhia. O objetivo é antever estratégias para estar/trabalhar em conjunto.
Mais:
www.balletcontemporaneodonorte.com