Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

!GUICUL | Há festa na praça da Plataforma das Artes com "Dias Cheios de Ideias" (31 maio e 01 junho)

Serviço Educativo organiza evento nos dias 31 de maio e 01 de junho

para crianças de todas as idades

 

 

 

 

 

“Dias Cheios de Ideias” é o nome do evento que vai animar o fim de semana de 31 de maio e 01 de junho na praça da Plataforma das Artes e da Criatividade, em Guimarães. Será uma verdadeira festa das ideias, onde todos podem ser inventores, artistas, idiotas e sonhadores! Convidam-se crianças de todas as idades, que tragam vontade de imaginar, opinar, fazer e partilhar. Para troca haverá oficinas, visitas a exposições, um espetáculo de poesia e música e muita boa companhia!

 

A partir do Mercadinho da Pequenada, organizado pela Divisão de Ação Social da Câmara Municipal de Guimarães e pelos Infantários das IPSS, que este ano acontece no dia 31 de maio, o Serviço Educativo d’A Oficina empenhou-se em fazer deste fim de semana (em que se comemora o Dia Mundial da Criança) um momento inesquecível num lugar emblemático: a Plataforma das Artes e da Criatividade. O Mercado Azul, a Opera Omnia e a Pé de Mosca juntam-se à festa participando no Mercadinho do Livro e do Brinquedo. À sombra ou ao sol, não perca esta oportunidade! A entrada é gratuita.

 

No sábado, 31 de maio, as atividades começam às 10h00 e só terminam às 21h30 com a sessão de cinema “Filminhos Infantis”, organizada em colaboração com o Cineclube de Guimarães. Para além do Mercadinho da Pequenada e do Mercadinho do Livro, haverá ainda Yoga para pais e filhos, espetáculos para bebés, sessões de contos, oficinas de ilustração e de hortas familiares, visitas às exposições do Centro Internacional das Artes José de Guimarães, entre muitas outras atividades.

 

O Mercadinho da Pequenada envolve mais de 1500 crianças. Aqui será possível comprar objetos feitos com carinho e imaginação, bolinhos da avó e legumes fresquinhos da horta! No Mercadinho do Livro e do Brinquedo vamos poder conhecer editoras, livreiros, artesãos e designers da região de Guimarães. Livros de cá e de outras paragens. Novos autores e ilustradores. Artistas que exploram habilmente diversos materiais e os transformam, para alegria das crianças e dos nossos olhos. Ao longo de todo o dia, haverá música no ar que culminará com um Bailarico da Pequenada ao final da tarde, por volta das 18h00.

 

Quer no sábado, quer no domingo, às 16h00, a Black Box da Plataforma das Artes acolhe o espetáculo “Poemas para Bocas Pequenas”, de Margarida Mestre e António-Pedro, dirigido a crianças dos 3 aos 5 anos. Poesia, música e imagem fazem deste espetáculo a pérola dos “Dias Cheios de Ideias”. Através de poemas de autores portugueses e do cancioneiro popular vamos em viagem pelo universo das crianças – a família, a casa, o tempo, a terra ou o medo, na musicalidade da linguagem. Este é único espetáculo com entrada paga (2 euros). O restante programa que preenche estes dias tem entrada livre.

 

Para além de todas as atividades que se realizam neste evento, os “Dias Cheios de Ideias” já lançaram um desafio, no início deste mês, que pressupõe uma participação comunitária. “Jardins Irrecusáveis” é o mote deste projeto. O objetivo é ajardinar a praça da Plataforma das Artes numa homenagem aos jardins esquecidos nas nossas varandas, que queremos arrebitar de ideias e carinho. Convocamos todos a trazer à praça um pequeno jardim, a partir dessa base que é o vaso meio seco arrumado ao canto das nossas varandas, reanimado por uma pequena intervenção: um resto de puzzle, uma bola roída pelo cão, um braço de boneca desemparelhado, os marcadores que já não riscam, as aparas coloridas dos lápis gastos de tantos desenhos, … na tentativa de reunir o maior “jardim dos recusados”. Acreditando, quem sabe, que a união entre plantas, objetos e ideias os fará arrebitar e os tornará Jardins Irrecusáveis!