Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Guillermo Pérez e "Tasto Solo" encerram o ciclo "Reencontros – Memórias Musicais de um Palácio"

26 e 27 de junho – Palácio Nacional de Sintra

Guillermo Pérez e “Tasto Solo” encerram o ciclo “Reencontros – Memórias Musicais de um Palácio”

 

- Sexta-feira e sábado (dias 26 e 27): concertos e conferências

- Recital de organetto por Guillermo Pérez: “Os Órgãos Dizem Cancões”

- “Tasto Solo” apresenta o programa “Le Chant de Leschiquier”

Guillermo_Perez.jpg

 

No último fim de semana de junho (26 e 27) os concertos noturnos de Guillermo Pérez e de “Tasto Solo” encerram o ciclo de música medieval e renascentista “Reencontros – Memórias Musicais de um Palácio”, no Palácio Nacional de Sintra.

Têm também lugar os concertos comentado e aperitivo, bem como a conferência que precede o concerto noturno de sexta-feira (26).

 

Sexta-feira, 26 de junho

O programa começa às 14h30 com um concerto comentado do “Ensemble Madrigalescos” da Escola de Música do Conservatório Nacional, na Capela Palatina, cujo programa é composto por obras de Claudio Monteverdi.

Este concerto é de entrada gratuita, mediante aquisição de bilhete para o Palácio (que pode ser visitado antes ou depois do concerto).

 

Às 20h00, na Sala Manuelina, tem lugar a conferência “Ars Nova e Renascimento”, pelo musicólogo Manuel Pedro Ferreira. Na conferência será abordada a distinção entre as épocas da Idade Média e do Renascimento em termos musicais, distinção que é menos clara do que a continuidade artística. Esta conferência é de entrada gratuita, mediante capacidade da sala.

 

Às 21h30, na Sala dos Brasões, tem lugar “Os Órgãos Dizem Cancões”, recital de organetto (música italiana e francesa do século XIV), por Guillermo Pérez, com obras de G. de Machaut, J. Ciconia e F. Landini.

Os bilhetes para este concerto têm um custo de 10 euros.

 

Programa do concerto em anexo.

 

Sábado, 27 de junho

Neste dia, às 12h00, é possível assistir ao concerto aperitivo do “Ensemble Madrigalescos” da Escola de Música do Conservatório Nacional, na Capela Palatina, cujo programa é composto por obras de Claudio Monteverdi. Este concerto é de entrada gratuita, mediante aquisição de bilhete para o Palácio (que pode ser visitado antes ou depois do concerto).

                         

Às 21h30, na Sala dos Cisnes, tem lugar o concerto do agrupamento “Tasto Solo”, sob o título “Le Chant de Leschiquier”, com obras de Binchois e Dufay no Codex Buxheim.

 

O agrupamento é composto por Angélique Mauillon (harpa gótica), Annie Dufresne (soprano), David Catalunya (clavicimbalum de martelos), Guillermo Pérez (direção artística e organetto) e Pau Marcos (viela de arco). Os bilhetes para este concerto têm um custo de 10 euros.

 

Programa do concerto em anexo.

 

Ciclo “Reencontros”

Este ciclo, que decorre até 27 de junho, surge integrado na decisão da Parques de Sintra de dinamizar os Palácios sob sua gestão, e da parceria com o Centro de Estudos Musicais Setecentistas de Portugal. Prende-se também com o objetivo de preencher uma lacuna ao nível da música medieval e renascentista, dado que não existe nenhum ciclo musical nacional centrado neste tipo de repertório.

 

A programação relaciona-se com as épocas áureas do Palácio Nacional de Sintra - medieval e renascentista -, e pretende revisitar o Palácio através da sua memória musical, recriando o imaginário sonoro que o terá habitado durante o período em que este era um espaço de eleição da Família Real Portuguesa.

 

Informações úteis

Bilhetes à venda nas bilheteiras da Parques de Sintra, online, na FNAC, Worten, El Corte Inglés, MEO Arena, Media Markt e Postos de Turismo de Sintra e Cascais. Este ciclo musical é para M/6 anos.

 

O projeto “Reencontros – Memórias Musicais de um Palácio”, com direção artística de Diana Vinagre, é cofinanciado pelo POR Lisboa – Programa Operacional Regional, conta também com o apoio da Escola de Música do Conservatório Nacional e do Instituto Gregoriano de Lisboa e com a Antena 2 como media partner.

 

Para aceder ao programa completo do evento, clique aqui.