Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Guimarães: Comemoração do Dia dos Castelos

Atividades no Castelo de Guimarães e Paço dos Duques

Comemoração do Dia Nacional dos Castelos

 

Assinala-se, na próxima quarta-feira, dia 7 de outubro, o Dia Nacional dos Castelos, data instituída em 1984 com o propósito de promover atividades ao longo do país relativas aos castelos, fortes e outros tipos de fortificações, já que estes são uma importante parte da história e refletem a forma como se vivia diariamente, como se organizava a sociedade, como eram a cultura e vivências das épocas.

O Castelo de Guimarães, berço da nacionalidade e monumento mais visitado no Norte do País, preparou para esse dia um conjunto de atividades a realizar não só no Castelo, mas também no Paço dos Duques de Bragança.

O Castelo de Guimarães é um dos monumentos mais conhecidos de Portugal, carregando o simbolismo que lhe foi dado nos anos 40, de berço da nacionalidade. Foi construído pela Condessa Mumadona, no século X, para defesa do recém-fundado mosteiro de Guimarães. Daí em diante, obras de diferentes épocas foram reforçando a capacidade defensiva do edifício. O aspeto atual do castelo foi fortemente marcado pelas obras de recuperação feitas nos anos 40, levadas a cabo no ambiente das comemorações do "Duplo Centenário da Formação da Nacionalidade e da Restauração (1140-1640-1940)".

Eleito informalmente “Maravilha de Portugal”, título atribuído a 07 de julho de 2007, o Castelo de Guimarães é também premiado a nível internacional. Em abril de 2014, o portal “Tourism-Review”, um dos mais importantes sites de notícias de profissionais de turismo, com buscas em várias publicações e artigos sobre a indústria do setor, a fim de proporcionar aos seus leitores informações relacionadas com as suas necessidades de negócios e de viagens, indicou o Castelo de Guimarães como uma das dez fortificações a serem visitadas na Europa.

 

DIA NACIONAL DOS CASTELOS

Dia: 7 de outubro

 

Local: Castelo de Guimarães

Horário: Das 10h00 às 12h00

Música Medieval

Jogos Medievais

Espetáculo Medieval «O Castelo e a Fada»

Colaboração: Milícia Castelo de Guimarães

.

Local: Paço dos Duques

Horário: 15h00

UMA VIAGEM AO TEMPO DE D. AFONSO HENRIQUES

Encontro com D. Afonso Henriques e os participantes à volta dos acontecimentos mais marcantes do seu reinado. Depois desta viagem os participantes vão dar azo à sua imaginação, decorando o escudo e a espada do Primeiro Rei, levando estes para casa como recordação.

Público- alvo Pré primária, 1º e 2º ciclos

Tempo Médio: 01h30

Custo: 3€

 

Nota: inscrição prévia obrigatória até às 17h00 do dia 5 de outubro. Contactos: pduques.se@culturanorte.pt;  253 105 568 / 93903081

 

 

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.