Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Guimarães volta a acolher a Festa do Cinema Francês

 

A cidade-berço exibe 10 filmes franceses em antestreia a partir de 31 de Outubro

 

Lisboa, 30 de Outubro de 2014 – A Embaixada de França, O Institut Français du Portugal, a Alliance Française inauguram em Guimarães amanhã, dia 31 de Outubro, às 21:45h, na Plataforma das Artes e da Criatividade (Av. Conde Margaride) a 15ª edição da Festa do Cinema Francês, com a projecção de Libre et Assoupi de Benjamin Guedj.

 

Os dois primeiros dias da Festa têm lugar na Plataforma das Artes e da Criatividade. Aí será exibido, além do filme de inauguração, Hope, de Boris Lojkine. Depois, as sessões mudam-se para o Centro Cultural de Vila Flor (Avenida D. Afonso Henriques, 701). Entre 2 e 4 de Novembro estão em cartaz os filmes Eastern Boys de Robin Campillo, Sur le Chemin de l’Ecole de Pascal Plisson, Les Profs de Pierre-François Martin-Laval, La Cour de Babel de Julie Bertucelli, Le Père Frimas de Youri Tcherenkov e l’Oeil du Loup de Hoël Caouissin, Les Vacances du Petit Nicolas de Laurent Tirard e Comme un Lion de Samuel Collardey.

 

A comédia Libre et Assoupi, de Benjamin Guedj, é o filme de abertura da Festa, que está presente pela primeira vez em Portimão. A adaptação do romance “Libre, seul et assoupi” de Romain Monnery, de 2010, saiu em França em Maio e conta a história de Sebastien, cuja única ambição é não fazer nada, até ao momento em que os seus companheiros de casa o incentivam a encontrar uma ocupação e a dar um rumo à vida.

 

Destaque também para o filme Eastern Boys, de Robin Campillo que será exibido pela última vez nesta 15ª Festa do Cinema Francês, depois de ter passado apenas pelo Porto. Este é o 5º ano que a cidade de Guimarães recebe este evento.

 

A Festa segue para outras cidades portuguesas: Beja, Leiria, Caldas da Rainha, São Pedro do Sul, Viana do Castelo, Almada, Setúbal, Aveiro e Funchal. Pela primeira vez visitou também várias aldeias do nordeste do país, levando um ecrã insuflável e o filme Les vacances du petit Nicolas a lugares sem cinema, através da iniciativa Festa na Aldeia.

 

Mais informações em:

http://festadocinemafrances.com/15a/?page_id=1182

http://www.ccvf.pt/

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.