Guitarra Flamenca de Javier Conde amanhã no Teatro da Trindade (26 Outubro)
O primeiro espectáculo do Festival de Flamenco de Lisboa El flamenco y su vibrante mundo de Javier Conde, realiza-se já amanhã no Teatro da Trindade, pelas 21h30.
Javier Conde pertence à nova geração de guitarristas de Flamenco que estão a renovar as formas tradicionais do “toque”. Esta renovação teve início com o grande Paco de Lucía e Javier Conde segue-lhe os passos e continua esta aventura por outros territórios musicais. Começou a actuar com 6 anos e conquistou vários primeiros prémios importantes em Espanha. Tem colaborado com artistas como Andrés Batista, Manolo Sanlúcar, Enrique de Melchior e o cineasta Carlos Saura, e a nível internacional com John Paul Jones (Led Zeppelin) e Eliades Ochoa (Buena Vista Social Club).
Com apenas 28 anos, é um dos guitarristas flamencos de maior proeminência e o seu respeito pelos mestres e o seu próprio “compás” flamenco projectam que venha a ser um dos grandes pilares da guitarra e do flamenco da Extremadura no mundo.
Javier Conde em quarteto apresenta uma criação própria, El flamenco y su vibrante mundo onde as três facetas mais representativas da arte flamenca são interpretadas. A “Guitarra flamenca” por Javier Conde e José A. Conde, o “Baile flamenco” por Zaira Santos e o “Cante flamenco” por Paco “El Levita”.
Este concerto está inserido na Experimenta Extremadura, um projecto bianual, que pretende despertar o interesse e conhecimento da Extremadura em Portugal, com a realização de diversas iniciativas à qual o Festival Flamenco de Lisboa se associou.
O Festival é organizado pela Flamenco Atlântico, associação cultural sem fins lucrativos e contempla mais dois espectáculos:
PROGRAMA_ Teatro da Trindade
JAVIER CONDE CUARTETO
“El flamenco y su vibrante mundo”
26 OUT – 21h30
COLUMNA FLAMENCA
“Corpo Sonoro”
25 NOV – 21h30
EL CARPETA
-Dinastía Farrucos-
26 NOV – 21h30