Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

"HAVING A VOICE" - Periferias e participação no centro das políticas culturais

 

descarregar (3).jpg

"HAVING A VOICE"

Periferias e participação no centro das políticas culturais

CONFERÊNCIAS / DEBATES / WORSKHOPS

De 16 a 19 de Novembro realiza-se a conferência internacional "Having a Voice / Ter uma voz", que reúne em Lisboa e na Moita alguns dos pensadores mais vibrantes a nível internacional.

Os quatro dias do evento incluem keynotes, debates e workshops em diálogo com a comunidade artística e cultural, para um debate sobre as questões mais relevantes em matéria de participação no campo cultural, com especial enfoque no contexto das periferias. “Having a Voice” é uma iniciativa de dois projetos europeus distintos – "Stronger Peripheries: A Southern Coalition” e "BeSpeCTAtive!”, nos quais a Artemrede é o representante português.

 

Having a Voice recebe um leque de convidados de várias áreas como Márcia Tiburi, filósofa, escritora e ativista, Attaher Maïga, gestor cultural e Secretário-Geral da Fundação Festival sur le NigerGerty Dambury, escritora e ativista que participou na primeira Coordenação das Mulheres Negras durante os anos 70; o geógrafo Álvaro DominguesLuca Ricci diretor artístico do Kilowatt Festival e coordenador do Be SpectACTive!, o investigador de políticas culturais Emmanuel Négrier, Luisella Carnelli, investigadora da Fondazione Fitzcarraldo, entre outros.

O evento reúne gestores culturais, artistas e investigadores, do Sul e do Leste da Europa, mas também do Sul e do Norte globais, e das múltiplas periferias que existem dentro de cada um destes. Procura destrinçar as complexidades da perifericidade e discutir os mecanismos que permitam capacitar e dar voz à diversidade cultural existente nesses territórios e à forma como esta poderá ser ouvida e considerada nas políticas culturais.


A abrir, a filósofa brasileira Marcia Tiburi (professora em França onde está exilada) partilha as suas ideias em Thinking change / enacting change: culture’s role in tackling social transformation, sobre os desafios da participação cultural na atualidade, democráticos, territoriais e sociais.

No debate Reclaiming the center in culture: south-north relations in the arts discutem-se as diferenças em ser artista, curador ou programador no Sul ou Norte, e como a decolonização das artes pode ser uma oportunidade para repensar os modelos de criação e difusão artísticos. Gerty Dambury e Attaher Maïga serão as vozes do painel.

Na conferência Artistic Practices and Political Participation com Hugo Cruz analisa-se a importância das práticas artísticas comunitárias em territórios urbanos e rurais, onde são discutidos os elementos fundamentais das práticas artísticas participativas e comunitárias na atualidade e em 

Peripheries: real and imagined  é um conjunto de quatro sessões de debate com convidados com diferentes abordagens sobre o conceito "periferia". Seja ele politico, geográfico ou social e como a cultura pode ultrapassar esta condição periférica, reivindicando novas formas de centralidade, na perspectiva do funcionamento das instituições culturais e da prática diária dos trabalhadores culturais.

Estes serão alguns dos temas abordados, assumindo as especificidades da condição periférica, em termos geográficos, sociais e culturais. A discussão procura trazer a sensibilidade acerca da diversidade cultural e de mecanismos participativos verdadeiramente efetivos para o cerne das políticas culturais.

As actividades decorrem de 16 a 19 de Novembro no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, na Biblioteca de Marvila e no Fórum Cultural José Manuel de Figueiredo, na Moita. A participação no evento é totalmente livre, bastando fazer um registo previamente ou na chegada ao local.

Programa completo em havingavoice.eu