Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

HBO PORTUGAL | NOVO DOCUMENTÁRIO "IN THE SAME BREATHE" | JÁ DISPONÍVEL

transferir - 2021-08-19T143732.318.jpg

 

IN THE SAME BREATHE,
um novo documentário da HBO,
já está disponível, na HBO PORTUGAL.

Da premiada realizadora Nanfu Wang, é um relato das experiências de pessoas no terreno nos primeiros dias do novo coronavírus e a maneira como dois países lidaram com a sua propagação inicial, desde os primeiros dias do surto em Wuhan, até se alastrar nos Estados Unidos.

IN THE SAME BREATH, um novo documentário da HBO realizado pela premiada cineasta, Nanfu Wang (“One Child Nation”), já está disponível, na HBO Portugal.

IN THE SAME BREATH relata as experiências de pessoas no terreno nos primeiros dias do novo coronavírus e a maneira como dois países lidaram com a sua propagação inicial, desde os primeiros dias do surto em Wuhan, até se alastrar nos Estados Unidos. Realizado com uma abordagem profundamente pessoal por Wang, que nasceu na China e agora vive nos Estados Unidos, o documentário explora a confusão inicial e as campanhas paralelas das autoridades para tentar conter o vírus e moldar a narrativa pública através da desinformação, que teve um impacto devastador nos cidadãos dos dois países.

A realizadora Wang celebrou o Ano Novo Chinês na sua cidade natal, a cerca de 320 quilómetros de Wuhan e estava de regresso aos Estados Unidos no momento em que as primeiras notícias sobre um novo e perigoso coronavírus começaram a surgir. A trabalhar nos EUA, o país adotivo de Wang, ouve relatos preocupantes vindos da região através dos meios de comunicação social e contrata repórteres de imagem locais, em Wuhan, para capturar os primeiros dias dos efeitos do vírus na cidade. Wang gravou testemunhos de áudio angustiantes de familiares na China que perderam entes queridos e traçou o perfil de várias famílias em Wuhan, que lutaram para aceitar a rapidez com que o vírus se apoderou da sua cidade e afetou um sistema de saúde despreparado e sobrecarregado - um prenúncio do que iria em breve acontecer nos EUA.

Com relatos emocionais em primeira mão de médicos, pacientes e familiares enlutados, e imagens surpreendentes de Wuhan e dos Estados Unidos, IN THE SAME BREATH é uma ilustração reveladora da devastação que resultou de erros oficiais na contenção da infeção e do fenómeno generalizado de desinformação nos meios de comunicação social, ao mesmo tempo em que se destaca a força e a resiliência das pessoas que arriscaram tudo para comunicar a verdade.

O documentário aclamado pela crítica teve a sua estreia mundial como Opening Night film (Estreias) no Festival de Cinema de Sundance de 2021 e foi premiado em vários festivais de prestígio, como o SXSW (vencedor do Prémio do Público), Hot Docs Film Festival, Festival Internacional de Cinema de Seattle, Festival Internacional de Cinema de São Francisco, Full Frame, Noite de Abertura do MoMA Doc Fortnight, entre outros.

Vencedora do prémio MacArthur Genius Grant em 2020, Nanfu Wang é uma realizadora chinesa premiada que mora nos Estados Unidos. Os seus documentários incluem o vencedor do Prémio IDA para Realizadores Emergentes, "Hooligan Sparrow"; o vencedor do Prémio Especial do Júri do SXSW, "I Am Another You"; e o vencedor do Grande Prémio do Júri de Sundance “One Child Nation”. Wang é conhecida pela sua narrativa ousada e destemida. Recebeu quatro nomeações aos Emmy®, foi duas vezes nomeada ao OSCAR® e recebeu os prémios Independent Spirit, Peabody, George Polk, Cinema Eye Honor e IDA.

A HBO Documentary Films apresenta IN THE SAME BREATH, produzido pela Motto Pictures, Little Horse Crossing The River e Little Lantern Company. Produzido e realizado por Nanfu Wang, conta com produção de Jialing Zhang, Julie Goldman, Christopher Clements e Carolyn Hepburn. Para a HBO, a produtora sénior é Sara Rodriguez e os produtores executivos, Nancy Abraham e Lisa Heller.