“HISTÓRIAS DE RESISTÊNCIA” É O TEMA DA SEXTA EDIÇÃO DE “TORRES VEDRAS – CIDADE DOS LIVROS”
Entre os dias 12 e 23 de abril, Torres Vedras será “Cidade dos Livros”. Tendo como pano de fundo a evocação dos 50 anos do 25 de Abril, a sexta edição desta iniciativa tem como tema “Histórias de Resistência”.
Aulas abertas, encontros com escritores, espetáculos, exposições e performances são algumas das atividades que dão forma ao programa desta edição, que foi apresentado no dia 1 de abril, na Biblioteca Municipal de Torres Vedras.
A vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Torres Vedras, Ana Umbelino, explicou que “o grande propósito desta iniciativa é criar um ambiente de celebração que aproxime os livros e a leitura dos cidadãos e cidadãs”, promovendo, para tal, um diálogo com diferentes práticas artísticas, nomeadamente a ilustração, as artes plásticas, a escrita criativa, a dança, o teatro, a música, a narração oral e o design gráfico.
“Nesta edição, é notória a intenção de envolver os públicos em idade escolar, muito particularmente os jovens, recorrendo a abordagens inovadoras”, referiu Ana Umbelino, acrescentando que as formas de participação dos jovens incluem metodologias que convidam à cocriação. São exemplo desta participação as exposições Histórias com resistência, que resulta de uma residência artística orientada pela ilustradora Vanessa Éffe com alunos do Curso de Artes da Escola Secundária Henriques Nogueira; e Blackout Poetry - Reconstituição portuguesa, que apresenta trabalhos desenvolvidos por três turmas da referida escola e a associação EMERGE.
“O programa da ‘Cidade dos Livros’ conta com um leque diversificado de propostas culturais, nas quais participam vários escritores e ilustradores de renome no panorama literário português”, referiu a responsável pela Biblioteca Municipal de Torres Vedras, Goretti Cascalheira. Na sua sexta edição, “Torres Vedras – Cidade dos Livros” terá a presença dos escritores Afonso Cruz, Sandro William Junqueira, David Machado, Susana Cardoso Ferreira, João Pedro Mésseder e Ana Cristina Silva, bem como das ilustradoras Inês Viegas Oliveira e Rachel Caiano.
Por fim, coube a Joana Maia, da Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino, apresentar as sete exposições que integram a programação, assim como as atividades que daí decorrem, como aulas abertas com escritores e ilustradores, concertos, oficinas e contação de histórias.
Consulte o programa “Torres Vedras – Cidade dos Livros” aqui.