Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Hoje, pelas 18h30 - Inauguração da Exposição "O Cisne de Bayreuth" no Museu Nacional da Música

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA 
MUSEU NACIONAL DA MÚSICA
 
O CISNE DE BAYREUTH
 
A Família Wagner e "Lohengrin": Uma Celebração Fotográfica 
 
(curadoria de Jorge Calado)
 
Inauguração
 
19 Julho 2018 | apresentação à 
 imprensa: 15h 
 
Público em geral: 18h30 | Entrada Livre
Recital de Piano por Luísa Tender
 
ENTRADA LIVRE
 
 
Exposição patente até 27 de Outubro

postal%20bayreuth.jpg

 

O CISNE DE BAYREUTH A FAMÍLIA WAGNER E "LOHENGRIN": UMA CELEBRAÇÃO FOTOGRÁFICA 

Uma celebração fotográfica em torno do tema 'Lohengrin em Bayreuth' assinala o momento histórico da primeira transmissão ao vivo do Festival de Richard Wagner a ser recebida numa sala de espectáculos portuguesa. Trata-se da transmissão da ópera “Lohengrin”, na nova encenação de Yuval Sharon, que abrirá o Festival em 2018: uma iniciativa patrocinada em Portugal pelos Círculo Richard Wagner, Goethe-Institut Portugal e Centro Cultural de Belém, onde se realizará o espectáculo. 

A exposição fotográfica é promovida pelo Círculo Richard Wagner em colaboração com o Museu Nacional da Música e tem curadoria de Jorge Calado, sendo todas as fotografias apresentadas provenientes da sua colecção. "O Cisne de Bayreuth" recapitula fotograficamente as produções de “Lohengrin” em Bayreuth, desde a estreia em 1894, e presta uma homenagem às quatro gerações Wagner à frente do Festival: Richard e Cosima, Siegfried e Winifred, Wieland e Wolfgang, Eva e Katharina. 

A exposição tem fotos de todas as produções de Lohengrin em Bayreuth: 1894, 1908-9, 1936-7, 1953-4, 1959-62, 1967-72, 1979-82, 1987-93, 1999-05 e 2010-15 e fotos de Franz Liszt, Richard Wagner, Cosima Wagner, Siegfried e Winifred Wagner e filhos (Wieland, Friedelind, Wolfgang e Verena), Wieland Wagner, Wolfgang Wagner e Katharina Wagner. 

Serão apresentadas cerca de 130 peças, incluindo postais alusivos ao "Lohengrin".

​Patente até 27 de Outubro.

RECITAL DE PIANO

LUÍSA TENDER

www.luisatender.com

Luísa Tender nasceu no Porto, onde estudou piano com Anne-Marie Mennet (Conservatório do Porto), Pedro Burmester (Escola Superior de Música do Porto) e Helena Sá e Costa. Entre 1997 e 2000 estudou com Vitalij Margulis em Los Angeles; e, de 2000 a 2002, com Irina Zariskaya, no Royal College of Music em Londres. Aí obteve o grau de Master of Music em Performance Studies. Em 2004 obteve o Diplôme Supérieur d’Exécution em piano na École Normale de Musique de Paris. Foi premiada em diversos concursos de música.

O seu primeiro cd (Bach and Forward) inclui obras de J. S. Bach, F. Schubert e C. Debussy e foi uma das escolhas do mês do Abril de 2009 da revista britânica Classical Music. 

O seu segundo trabalho discográfico, um cd duplo com obras portuguesas para violoncelo e piano com Bruno Borralhinho, foi publicado pela editora alemã Dreyer & Gaido (Berlim) e recebeu os melhores elogios da crítica (Fanfare, Strings Magazine, Das Orchester). No momento presente está a gravar, para a editora Naxos/Grand Piano Label, a obra completa para piano solo de João Domingos Bomtempo.

Foi durante dois anos lectivos assistente convidada de piano e música de câmara na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto. Actualmente, reside em Lisboa e ensina na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco (ESART). Aí é responsável pelas disciplinas de Piano, Análise Musical, Leitura de Partituras, e Harmonização ao Piano. Lecciona ainda no Mestrado em Ensino de Música da ESART, no âmbito do qual tem orientado vários trabalhos na área do ensino instrumental. Tem o título de Especialista em Performance de Piano.

Luísa Tender foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e do Royal College of Music. Realiza regularmente concertos e recitais em Portugal e no estrangeiro. É investigadora em doutoramento no CESEM/ Universidade Nova de Lisboa, na área da Educação e Desenvolvimento Humano. É presidente da Assembleia-Geral da EPTA-Portugal (European Piano Teachers Association).

PROGRAMA

- R. Wagner/ F. Liszt, «Elsas Traum»

- W. A. Mozart, Fantasia KV 457 em dó menor

- R. Wagner/ F. Liszt, «Isoldes Liebestod»

 

Foto_Dez17.jpg

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.