'IN TRANSIT' exposição individual de Jon Gorospe na SNBA
JON GOROSPE exposição individual solo exhibition
IN TRANSIT
31/10 — 30/11.2024
INAUGURAÇÃO OPENING 31 Outubro October |18:30
Sociedade Nacional de Belas Artes de Lisboa
Galeria de Arte Moderna
Rua Barata Salgueiro, 36
1250-044 Lisboa
Segunda a Sexta 12 - 19:00 | Sábados 14 - 19:00
Galeria NAVE | PRESS NOTE 7 Outubro, 2024
NAVE APRESENTA JON GOROSPE NA SOCIEDADE NACIONAL DE BELAS ARTES DE LISBOA
O artista e fotógrafo espanhol apresenta a exposição IN TRANSIT na Galeria de Arte Moderna da Sociedade Nacional de Belas Artes de Lisboa. É a segunda vez no espaço de dois anos que Gorospe apresenta individualmente o seu trabalho. A viver em Oslo desde 2015 e representado pela Galeria NAVE desde 2021, a sua obra fotográfica tem sido exposta à convite de diversas instituições em várias cidades como o Guggenheim de Bilbau, Círculo de Bellas Artes de Madrid, Foto Festival de Oslo, Bienal de Cerveira entre outros e mais recentemente na PHotoESPAÑA 2024.
Mercedes Cerón, diretora da NAVE, tem o prazer de anunciar que o dia 31 de outubro marcará a inauguração de 'IN TRANSIT', a primeira exposição do artista na Sociedade Nacional de Belas Artes, instituição que faz parte da RPAC - Rede Portuguesa de Arte Contemporânea.
O fotógrafo basco apresenta em Portugal, um conjunto de obras que formam parte do seu estudo sobre uma tendência.
A investigação é baseada na extração e descontextualização de elementos fundamentais da arquitectura actual. A suavidade das superfícies, as estruturas modulares e as grelhas, são constantes em prol de uma estética de convergência em que salienta os transeuntes – quem anda, passa ou para nas cidades, de um modo extremamente simples de identificar, uma vez que suspendem os planos lisos.
Mercedes Cerón, the director of NAVE, is pleased to announce that the 31st of October will mark the inauguration of 'IN TRANSIT', the inaugural exhibition of the artist at the National Society of Fine Arts, an institution that is affiliated with RPAC - Rede Portuguesa de Arte Contemporânea. The Basque photographer presents a collection of works in Portugal as a part of his investigation into a particular trend. The research aims to extract and decontextualize fundamental elements of current architecture. The uniformity of the surfaces, the modular structures, and the grids are consistent in favour of an aesthetic of convergence whereby passers-by, those who walk, pass or stop in cities, stand out in an elementary way to identify, as they suspend the planes smooth.
O trabalho de Gorospe, tem sido elogiado internacionalmente em vários continentes pela sua abordagem ultra contemporânea sobre a fotografia, As imagens que apresenta na exposição têm uma narrativa aberta e etérea, mas em todas elas é perceptível uma tentativa de domesticação do espaço exterior. Estas tentativas traçam e encurtam linhas do tempo em que as paisagens urbanas mais atuais se fundem com vestígios do passar do tempo, criando uma sensação globalizante tanto em termos geográficos como de tempo histórico.
“As imagens são de centros económicos e burocráticos de diferentes cidades. Partes de edifícios, elementos publicitários e dispositivos de segurança compõem uma parte da série apresentada.”
- JON GOROSPE ARTISTA/FOTÓGRAFO