Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Inauguração da exposição “25 de Abril de 1974, quinta-feira” - fotografias de Alfredo Cunha, no Museu de Almada

Inauguração dia 11 de abril, às 19h

«

Exposicao_25_de_Abril_de_1974_ Quinta-feira_credit

No próximo dia 11 de abril, às 19h, a CMA inaugura a exposição “25 de Abril de 1974, Quinta-feira”, com fotografias de Alfredo Cunha e uma projeção multimédia com música de Rodrigo Leão e realização de Miguel Brugo Rocha, no Museu de Almada – Casa da Cidade.

Esta exposição celebra os 50 anos do 25 de Abril e a liberdade conquistada em 1974. Organizada em três núcleos, é o olhar do fotógrafo que testemunhou e registou os momentos mais marcantes do dia e dos meses que se seguiram à revolução, que organiza e traduz a reflexão de Carlos Matos Gomes, militar do Movimento dos Capitães, que fala "Da Guerra à Liberdade"; de Adelino Gomes, o jornalista suspenso que, conseguindo um microfone emprestado, colocou a Revolução na rádio, eternizando o dia "25 de abril de 1974, quinta-feira"; e de Fernando Rosas, ativista na clandestinidade e historiador, que reflete como o movimento se torna uma revolução em "Depois de Abril".

Os seus olhares, em 56 fotografias mais ou menos conhecidas e icónicas, surpreendentes no seu conjunto, confrontam os visitantes com os antecedentes, a sequência hora a hora do dia decisivo e as convulsões de um país em transformação acelerada.

Recordam os protagonistas e heróis daquele dia em Lisboa, com o Tejo a abraçar as duas margens, em que a população contrariou as indicações de segurança e ocupou a rua, surpresa e comovida, apoiando os jovens soldados e forçando a revolução.

A exposição integra ainda reproduções de gravuras de Alexandre Farto/Vhils sobre uma fotografia de Alfredo Cunha e uma projeção multimédia com música original de Rodrigo Leão e realização e edição de Miguel Brugo Rocha.

 

Exposição “25 de Abril de 1974, Quinta-feira”

Inauguração: 11 de abril, às 19h

De 12 de abril a 28 de setembro

De terça a sábado | 10h-13h e 14h-18h

 

Museu de Almada – Casa da Cidade

Praça João Raimundo

Cova da Piedade