Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Inauguração da exposição "PAISAGEM", Lisboa 20 de Abril

Inaugurar a representação duma “PAISAGEM” artística

 

Exposição organizada pela Castelo d’If comemora a paisagem que a Abertura de  Ateliês de Artista tem marcado em Lisboa, desta vez num só local: a Sociedade Nacional de Belas Artes. Inauguração no dia 20 de Abril, com participação de 13 artistas.

 

A exposição colectiva de desenho, fotografia, instalação, pintura e vídeo “PAISAGEM” é inaugurada no próximo dia 20 de Abril, quinta-feira, às 18h30, na Sociedade Nacional de Belas Artes (SNBA), na Rua Barata Salgueiro, 36, 1250-044 LISBOA. Promovida pela SNBA e a Associação Castelo d’If, com organização de Hilda Frias, Patrícia Nazaré Barbosa e Pedro Almeida, “PAISAGEM” está patente até ao dia 6 de Maio.

A Associação Cultural Castelo D'If é uma Associação sem fins lucrativos que, desde 2009, dinamiza o evento da Abertura de Ateliês de Artistas (AAA), em Lisboa. Ao longo dos últimos sete anos teve a participação de muitos artistas, distribuídos por vários bairros e zonas da cidade que, abrindo as portas dos seus ateliês, permitiram que um grande número de visitantes contactasse com o trabalho plástico que vêm desenvolvendo.

uma exposição colectiva comemorativa da 'AAA'
A proposta d’a Castelo d’If desta vez não é feita enquanto entidade organizadora de roteiro de artistas, mas antes como celebração do “empenho continuado da equipa e de todos os envolvidos” nas edições da ‘AAA’. Para a exposição “PAISAGEM” foram convidados artistas que participaram em, pelo menos, seis das sete edições realizadas.

A escolha do conceito de Paisagem para o título da exposição deriva assim, de acordo com a Castelo d’If, de pontos de contacto que a Associação reconhece ter com esta perspectiva da paisagem enquanto paisagem cultural. No sentido apontado numa dissertação de Álvaro Campelo que “aborda distintas camadas conceptuais sublinhando como aquilo que é natural e o que é cultural estão indissociavelmente ligados pelo sujeito humano, central à experiência, vivência e representação da Paisagem.”

Os artistas que participam na iniciativa são Gina Martins, Inês Cannas, José Batista Marques, Marta Ramos, Nuno Godinho, Patrícia Nazaré Barbosa, Rodrigo Bettencourt da Câmara, Rui Mourão, Sara Domingos, Sara Maia, Sofia Aguiar, Teresa Palma e Tomás Colaço.

A exposição “PAISAGEM”, que tem patrocínio exclusivo da Fundação Millenium, está patente até 6 de Maio, todos os dias úteis, das 12h00 às 19h00 e aos sábados das 14h00 às 20h00.

252d503b414c4baf5dfcd351370fde25.jpg

 

A escolha do conceito de Paisagem para o título da exposição deriva de pontos de contacto que a Associação reconhece ter, com uma perspectiva da paisagem enquanto paisagem cultural. O mapeamento e a organização logística efetuados em torno das 'AAA', integram a geografia e toponímia da cidade de Lisboa com a referenciação de uma 'cidade cultural', implícita na actividade criativa dos artistas e dos espaços de atelier.



ARTISTAS
Os artistas que participam na iniciativa são Gina Martins, Inês Cannas, José Batista Marques, Marta Ramos, Nuno Godinho, Patrícia Nazaré Barbosa, Rodrigo Bettencourt da Câmara, Rui Mourão, Sara Domingos, Sara Maia, Sofia Aguiar, Teresa Palma e Tomás Colaço

1 comentário

Comentar post