Inauguração do Núcleo Arqueológico da Casa dos Bicos
No próximo dia 14 de julho pelas 22h30 a Câmara Municipal de Lisboa inaugura o Núcleo Arqueológico da Casa dos Bicos, revelando um valioso espólio que percorre a história da cidade desde a ocupação romana até ao século XVIII.
A Casa dos Bicos, onde atualmente está sedeada a Fundação Saramago, foi alvo, desde os anos 1980, de uma série de campanhas arqueológicasque puseram a descoberto um património de valor inquestionável que percorre várias épocas da história de Lisboa. Das escavações efetuadas recolheram-se e estudaram-se objetos de uso quotidiano dos séculos XVI a XVIII e descobriram-se vestígios romanos, como cetárias (tanques de uma unidade fabril de preparados de peixe) e troços da muralha tardo-romana e da muralha medieval.
Estes vestígios e objetos são agora mostrados no piso térreo da Casa dos Bicos que integra, ela própria, o percurso museológico concebido para contar a história deste sítio, um dos de mais remota ocupação da cidade. O espaço estará aberto ao público de segunda a sábado, das 10h às 18h (encerra domingos e feriados).
A abertura deste núcleo museológico integra-se no projeto de renovação do Museu da Cidade, que passará a chamar-se Museu de Lisboa, um museu polinucleado no território da cidade.
Às 22h, em cerimónia presidida pelo Dr. António Costa, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, será também inaugurada a nova iluminação exterior da Casa dos Bicos, oferecida à cidade pela Fundación Endesa, em parceria com a Fundação José Saramago.