Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

INAUGURAÇÃO // EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA - "CRIES OF HAY PEOPLE" DE SEIJA ULKUNIEMI, ARTISTA DA LAPÓNIA, FINLÂNDIA // 8 DE MAIO 2024, ÀS 17H30 // PALÁCIO DO RAIO

INAUGURAÇÃO // EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA - "CRIES OF HAY PEOPLE" DE SEIJA ULKUNIEMI, ARTISTA DA LAPÓNIA, FINLÂNDIA // 8 DE MAIO 2024, ÀS 17H30 // PALÁCIO DO RAIO

 

INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA

CRIES OF HAY PEOPLE

DESEIJA ULKUNIEMI

 

8 DE MAIO // ÀS 17H00 // PALÁCIO DO RAIO

 

image001 (3).jpg

 

SEIJA ULKUNIEMI

Seija Ulkuniemi é Doutora em Artes (Arte e Design), Mestre em Educação e fotógrafa. Trabalha como professora universitária sénior em educação artística visual na formação de professores do ensino primário na Universidade da Lapónia. A sua investigação abrange a pedagogia da arte, especialmente o uso da fotografia privada no ensino das artes visuais.

 

CRIES OF HAY PEOPLE

O feno, que é seco em postes de ferro, tem feito parte da tradição da região rural finlandesa. Os agricultores secavam o feno destinado à alimentação animal. Todos os membros da família e muitos voluntários da aldeia participavam na ceifa. Os adultos juntavam o feno e levantavam-no em postes. Quando alguém gritava “Pau!”, as crianças corriam de um poste para o outro e colocavam paus de madeira nos buracos dos postes. O ponto alto deste trabalho voluntário (em finlandês, ‘talkoot’) era o momento de descanso na natureza com café e um pão. Em décadas recentes, os animais têm sido alimentados com ração fresca e o feno tem sido enfardado em películas de plástico. As “pessoas de feno” estão a desaparecer.

 

A exposição de Ulkuniemi’s consiste em figuras de feno que podem falar em nome de várias pessoas e de fenómenos contemporâneos que precisam de ser tornados visíveis e ouvidos. Com os títulos dos trabalhos, Ulkuniemi sugere o que cada uma das figuras possa representar. Os textos seguintes, os gritos, transmitem as reclamações das pessoas de feno sobre os problemas e injustiças do mundo moderno.