Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Inauguração Exposição: Laura Costa – A Bela Adormecida | Esta quinta-feira, dia 16 de maio, às 16h00

LAURA COSTA – A BELA ADORMECIDA

descarregar (8).jpg



A exposição Laura Costa é uma visita à obra da peculiar ilustradora portuense, uma Bela Adormecida que não acompanhou o frenesim das vanguardas estéticas a partir dos seus tempos de estudante e durante a vigência do Estado Novo, que nunca a viu com bons olhos. Laura Costa (1910-1993) foi, na juventude, amiga dos mais emergentes artistas e partilhou as ousadias vanguardistas do seu tempo, onde as suas obras sempre negaram o academismo reinante no Porto.
É no final dos anos 1920 e durante a década seguinte que encontramos o melhor da obra ilustrada de Laura Costa, na ficção para crianças na editora Lello e nos manuais escolares. Quando não há necessidade de cumprir o roteiro narrativo nas suas obras, Laura Costa eclipsa a presença masculina das ilustrações sagradas e profanas. Isso é muito visível nos postais ilustrados de Boas Festas elaborados para os CTT e nas primeiras páginas especiais para o jornal “O Primeiro de Janeiro” sobre o Natal e o São João.
Muito importante também é a sua vasta colaboração com a Editorial Infantil Majora, em jogos de mesa, postais para colorir e numa miríade de coleções de livros infantis, com textos simplistas mas ilustrações riquíssimas.


Inaugura esta quinta-feira, pelas 16 horas.