Atenção redobrada para as sessões especiais deste ano:
A começar pela sessão de abertura no próximo dia 21 de Agosto, na sala Manoel de Oliveira do Cinema São Jorge, iniciaremos uma nova edição sob o signo de Summer of Soul (...Or, When The Revolution Could Not Be Televised), o portentoso documentário de Ahmir “Questlove” Thompson, conhecido como baterista dos The Roots, sobre o festival esquecido de 1969. Um Harlem cultural, um Woodstock negro. E um sentido até já após mais uma edição, com duas sessões quase simultâneas de Paraíso, o mais recente filme de Sérgio Tréfaut, no próximo dia 6 de Setembro na Culturgest, filme que presta tributo a um grupo de idosos que se reunia todos os dias nos jardins do Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, actividade subitamente interrompida pela pandemia do coronavírus. Há um documentário sobre a figura de Nuno Portas, um dos grandes urbanistas portugueses – A Cidade de Portas, de Teresa Prata e Humberto Kzure -, um olhar sobre a escrita íntima do casal de artistas plásticos Maria Helena Vieira da Silva e Árpád Szenes - Vieirapad, de João Mário Grilo -, e um encontro entre o artista Welket Bungué e Joacine Katar Moreira, deputada parlamentar independente – Mudança, do actor Welket Bungué -, e O Princípio, o Meio, o Fim e o Infinito, o filme de Pedro Coquenão, um artista multidisciplinar, que assina com o nome Batida, onde coloca dois seres, de cara embrulhada e fora do seu Tempo e Espaço, a reflectir sobre o colonialismo, desigualdade social e outros tópicos-chave.
Importante salientar também o programa Cinema e 5L, realizado em parceria com o novo Festival Literário da cidade de Lisboa, Lisboa 5L, que junta cinco filmes, obras-primas do cinema, onde é testemunhada uma adaptação, interpretação, transformação ou documentação das cinco dimensões literárias apresentadas no reino cinemático. 2001: A Space Odyssey, de Stanley Kubrick, é um conto. The Color of Pomegranates, de Sergei Parajanov, poesia. Enrico IV, de Marco Bellocchio, teatro. Fahrenheit 451, de François Truffaut, um romance. Morte a Venezia, de Luchino Visconti, uma novela.
Já nas actividades direccionadas exclusivamente a profissionais, anuncia-se a programação das Lisbon Screenings, sessões onde são apresentados novos filmes portugueses terminados ou ainda por terminar, e à procura de uma estreia mundial ou internacional. Nas longas-metragens, filmes de Inês Oliveira, Ana Sofia Fonseca e José Filipe Costa. Nas curtas-metragens, filmes de Diogo Baldaia, Ágata de Pinho, Falcão Nhaga, José Manuel Fernandes, Pedro Neves Marques, entre outros.
Fazem parte dos projectos que procuravam uma estreia mundial o ano passado nas Lisbon Screenings as longas-metragens A Távola de Rocha, de Samuel Barbosa, que tem a sua estreia mundial no festival de Locarno, nas Histoire(s) du Cinéma, e passa depois na secção Director’s Cut do IndieLisboa, e Granary Squares, de Gonçalo Lamas, estreia mundial na Competição Nacional do IndieLisboa. Entre as curtas-metragens, Boa Noite, de Catarina Ruivo, Cabra Cega, de Tomás Paula Marques, e O Que Resta, de Daniel Soares, terão as suas estreias mundiais na Competição Nacional do IndieLisboa.
As Lisbon Screenings são uma organização da Portugal Film - Agência Internacional de Cinema Português e que decorrem durante o IndieLisboa.