Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Indonésia em destaque no Festival InShadow | Ciclo de filmes no Museu do Oriente

Ciclo de filmes no Museu do Oriente

 

Indonésia em destaque no Festival InShadow

 

Landscape-duet_still-02©Pierre%20Larauza.jpg

 

A Indonésia é o país em destaque na próxima sessão do Festival InShadow, através dos documentários “The soul of dance”, “Luruskan” e “Two seconds after laughter”, que o Museu do Oriente apresenta no dia 14 de Junho, às 17.00.

 

Um mosaico de visões e experiências inspirado na cultura indonésia está representado nestes documentários centrados no corpo, movimento, imagem e processos criativos, da autoria dos realizadores Mark Freeman, Joacélio Batista e David Rousseve.

 

O primeiro, “The soul of dance”, aborda a diversidade vibrante da dança contemporânea na Indonésia. Baseado na tradição e nos idiomas do movimento moderno, este documentário apresenta excertos de seis trabalhos, que vão de solos site-specific ao teatro musical multimédia. Com mais de 30 anos de experiência, o realizador Mark Freeman marca presença nesta sessão, estando disponível a partir das 18.00 para uma conversa com o público.

 

“A fronteira do idioma e a minha completa ignorância a respeito dos costumes locais, deixaram-me à margem, um espectador solitário, preso ao meu olhar estrangeiro. Confuso, instigado, impressionado pela beleza dos movimentos, das cores e dos sons das jovens de Burujul. Qual a razão daquela coreografia? Tinha uma função religiosa? Era um ensaio para uma marcha militar? Um misto de ambos? Ou apenas uma inocente brincadeira de crianças?”. São as questões a que o realizador brasileiro Joacélio Batista tenta responder em “Luruskan”.

 

Já “Two seconds after laughter”, do norte-americano David Rousseve representa o hibridismo entre filme de dança, documentário e curta-metragem experimental, recorrendo a imagens da ilha da Java, música Sundanense, e uma narrativa capaz de criar diálogos que transcendem fronteiras. Inspirado na experiência do bailarino Sri Susilowati, que regressou à Indonésia depois de 20 anos a viver nos Estados Unidos, o filme é uma meditação sobre a natureza da memória e um relato, em jeito de fábula, sobre as alegrias e o desfasamento emocional experienciado pelos imigrantes contemporâneos.

 

Festival InShadow

14 de Junho

17.00

Conversa com Mark Freeman: 18.00

Preço: € 2,00/dia (preço único)

Co-Produção  Vo’Arte Duração total: 47’

M/6

 

Programa:

 

Mark Freeman

The Soul Of Dance

E.U.A / Indonésia | 26’ | 2014

 

Joacélio Batista

Luruskan

Brasil/Indonésia | 5’ | 2010

 

David Rousseve

Two Seconds after Laughter

E.U.A / Indonésia | 16’ | 2012

 

 

 

Museu do Oriente, Avenida Brasília | Doca de Alcântara (Norte) | 1350-362 Lisboa

Tel.: 213 585 200 | E-mail: info@foriente.pt

www.museudooriente.pt