Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

INICIATIVA SOLIDÁRIA "DANÇAR COM PARKINSON EM REDE" É PIONEIRA EM PORTUGAL

dançar com parkinson.JPG

 

 

Votação decorre até dia 30 de setembro

Vote aqui


Está a decorrer, até dia 30 de setembro, na plataforma OPP – Orçamento Participativo Portugal uma votação para eleger os projetos inovadores que serão postos a concurso com um financiamento total de 5 milhões de euros.

 

Dançar com Parkinson em Rede” é um dos projetos a concorrer na seção da cultura. Com o objetivo de desenvolver e implementar um programa de prática regular de dança dirigido às pessoas com doença de Parkinson, familiares e cuidadores, a nível nacional.

 

Pretende-se obter financiamento para a criação de uma “Rede”, que foque as suas atividades na formação de profissionais da dança, na promoção da ação do voluntariado, incluindo jovens bailarinos e estudantes de dança, coordenação, interação e troca de experiências, estabelecendo novas parcerias com intervenientes de diferentes áreas com mais valias para o projeto, incluindo responsabilidade social.

 

A ação promove, através da dança e da criatividade, a interação social e o bem-estar físico e emocional das pessoas com Parkinson. E para isso, o papel dos bailarinos profissionais é fundamental - toda a experiência acumulada no corpo traz consigo um domínio dos músculos, do equilíbrio e do ritmo, proporcionando um espaço de expressão artística e domínio do corpo, focando-se nas especificidades e preocupações resultantes do Parkinson, tais como, o equilíbrio, flexibilidade, coordenação motora, mobilidade, isolamento social e depressão. Isto tudo sem nunca perder de vista o impulso criativo destas sessões – dançar pelo prazer de dançar.

 

Em Lisboa as aulas realizam-se desde outubro de 2014, no Convento S. Pedro de Alcântara, numa parceria com a Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. As sessões decorrem ao sábado de manhã e são coordenadas pela equipa que apresenta a proposta: Anjos Macedo, Rafael Alvarez e Leonor Tavares.

 

Para fazer parte desta iniciativa apenas tem de votar através do link e assim, apoiar esta causa: 

https://opp.gov.pt/proj/351?page=1&ordering=random_order&search=parkinson

 

Os projetos vencedores serão divulgados no mês de outubro.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.