Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

"Inquietações de um guarda-chuva" no Centro Cultural de Poceirão | Jovens da Escola José Saramago participam em instalação artística

 

“Inquietações de um guarda-chuva” no Centro Cultural de Poceirão

Jovens da Escola José Saramago participam em instalação artística

 

Inquietações de um guardachuva.JPG

 

É inaugurada no dia 13 março, às 15h30, no Centro Cultural de Poceirão, a instalação artística “Inquietações de um guarda-chuva”. A partir dos desenhos da artista plástica Ana Nogueira, as/os jovens da Escola José Saramago, do Poceirão, foram convidadas/os a ultrapassar os limites bidimensionais e a participar na construção de uma instalação artística. Reconhecendo a arte como uma forma de abordar o mundo, através da observação, do sentido crítico e da criatividade, esta intervenção será explorada por Sandra Santos, psicóloga da escola, no âmbito dos projetos de educação artística “Um Museu para o Futuro” e “Blimunda Sete Luas”, para incentivar o desenvolvimento de competências socioemocionais de alunas/os que revelam dificuldades de aprendizagem, associadas a transtornos emocionais relevantes.

Mestre em Ensino das Artes Visuais pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, Ana Nogueira é professora na Escola Básica José Saramago e tem promovido um trabalho profícuo de ensino e divulgação das artes plásticas junto da comunidade local. Enquanto artista, recorre a um processo autobiográfico na sua atividade criativa porque acredita que «o desenvolvimento individual é uma fonte de reflexão e produção artísticas».

Organizada por Ana Nogueira, com o apoio da Câmara Municipal de Palmela, a instalação ficará patente ao público até 29 de março.