Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Inscrição das Festas do Povo de Campo Maior no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial

As “Festas do Povo de Campo Maior” passam a estar inscritas no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, na sequência de decisão favorável da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) ao pedido apresentado pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

Um dos fundamentos para a classificação foi a importância de que se reveste esta manifestação do património cultural imaterial, enquanto reflexo da identidade da comunidade em que esta tradição se originou e se pratica.

Foram igualmente consideradas a produção e a reprodução efetivas que caraterizam esta manifestação do património cultural na atualidade, traduzida em práticas transmitidas intergeracionalmente no âmbito da comunidade de Campo Maior, com recurso privilegiado à oralidade.

Concluído o procedimento de inventariação das “Festas do Povo de Campo Maior”, a respetiva Ficha de inventário será oportunamente disponibilizada na página eletrónica de acesso ao Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (www.matrizpci.dgpc.pt).

Esta decisão será objeto de publicação em Diário da República.