Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

INSCRIÇÕES ABERTAS: Sessão O ACESSO ÀS ARTES PERFORMATIVAS | Formações APA

c35afd20-e93c-438c-9143-5d3505df4419.jpg

 

 

Formação no âmbito do APA – Apoio a Produtores e Artistas (Alkantara)
Plano de Formação (Polo Cultural Gaivotas | Boavista/Loja Lisboa Cultura)

O ACESSO ÀS ARTES PERFORMATIVAS
Formadora: Maria Vlachou
Max. 30 participantes
Inscrições a partir de 29 de outubro em www.alkantara.pt
sessão gratuita

5 de novembro, 15h-18h
Polo Cultural Gaivotas | Boavista

O acesso é muito mais que rampas e casas de banho adaptadas. No setor cultural, afeta tanto os espetadores, como as equipas e os artistas. O acesso é uma área transversal a toda a atividade das instituições culturais. Requer a colaboração de todas as áreas, desde a administração / gestão a produção, comunicação, técnica, atendimento/frente de casa e serviços educativos. Esta breve formação será uma introdução ao conceito e prática do acesso nas organizações culturais, com especial referência às artes performativas. Os assuntos a abordar são:
O conceito de acessibilidade
Acesso físico aos espaços (exterior, receção/bilheteira, salas de espetáculos, WCs, cafés, bengaleiros, bastidores)
Atendimento (frente de casa)
Website acessível
Comunicação acessível (design de comunicação e linguagem clara)
Preçários

Maria Vlachou é Consultora em Gestão e Comunicação Cultural. Membro fundador e Diretora Executiva da associação Acesso Cultura. Autora do blog Musing on Culture (e do livro homónimo), onde escreve sobre cultura, gestão e comunicação cultural, públicos, acesso. Gestora da página de Facebook Museum texts / Textos em Museus e co-gestora do blog Museums and Migration. Foi Diretora de Comunicação do São Luiz Teatro Municipal (2006-2012) e Responsável de Comunicação do Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva (2001-2006). Membro dos corpos gerentes do Conselho Internacional de Museus, ICOM Portugal (2005-2014) e editora do seu boletim. Foi consultora do Museu Arpad Szenes – Vieira da Silva e da Comissão Cultural da Marinha. Colaborou com os programas Descobrir e Próximo Futuro da Fundação Calouste Gulbenkian. Estagiou no Petrie Museum of Egyptian Archaeology e no Natural History Museum (Londres). Fellow e membro do ISPA – International Society for the Performing Arts (2018). Alumna do DeVos Institute of Arts Management at the Kennedy Center for the Performing Arts (Washington, 2011-2013); Mestre em Museologia pela University College London (1994); Licenciada em História e Arqueologia (Universidade de Ioannina, 1992).

A inscrição é até 3 de novembro, por ordem de chegada (limite de 30 participantes) e será confirmada por e-mail.

Inscrições através do FORMULÁRIO 

A 2.ª fase do programa de formação no âmbito do APA - Apoio a Produtores e Artistas do Alkantara e do Plano de Formação do Polo Cultural Gaivotas | Boavista/Loja Lisboa Cultura, decorre entre setembro e dezembro de 2018. A formação é gratuita, sujeita a inscrição prévia para cada uma das sessões, e dirigida a todos os profissionais do sector cultural.