Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Investigação sobre Realidade Aumentada no 14º título da Coleção Estudos de Museus

 

 

Publicação do 14º título da Coleção Estudos de Museus, projeto editorial da DGPC que divulga a investigação portuguesa na área da Museologia

Realidade Aumentada em Museus. A experiência do visitante,

de Diana Marques

 

A obra de Diana Marques, Realidade Aumentada em Museus. A experiência do visitante, já disponível nos pontos de venda, é o 14º título da Coleção Estudos de Museus, resultado de uma parceria entre a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) e a Editora Caleidoscópio.

Trata-se de uma linha editorial consagrada à publicação de investigações inéditas, quer de natureza histórica, quer de abordagem contemporânea, sem paralelo na área dos museus e da Museologia em Portugal.

Nesta Coleção, os temas abordados vieram iluminar o papel de personalidades como José de Figueiredo, António Augusto Gonçalves, Vergílio Correia, Ernesto Vilhena e o Marquês de Sousa Holstein, a par de aspetos da contemporaneidade, como as redes de museus, os públicos imigrantes, a mediação cultural, as acessibilidades e a iluminação museográfica.

O 14º volume, Realidade Aumentada em Museus. A experiência do visitante, incide sobre o papel da tecnologia nos museus e nos visitantes, mediante um estudo de caso concebido e aplicado pela autora no Museu Nacional de História Natural do Instituto Smithsonian, em Washington.

Com o objetivo de revitalizar uma galeria de exposições, o Bone Hall, foi desenvolvida uma aplicação móvel denominada Skin & Bones. Para estudar os efeitos da aplicação na experiência dos visitantes utilizaram-se métodos tradicionais no estudo de visitantes e também métodos menos convencionais, inspirados na área da experiência do utilizador.

Os títulos desta Coleção são selecionados anualmente por um Conselho Editorial formado por docentes de várias universidades portuguesas. Dele fazem parte Alice Semedo, Fernando António Baptista Pereira, Pedro Casaleiro, Vítor Serrão, Raquel Henriques da Silva, o editor Jorge Ferreira e Clara Frayão Camacho, em representação da DGPC.

Lista de títulos publicados:

1 – Joana Baião, Museus, Arte e Património em Portugal. José de Figueiredo (1871-1937)

2 – Clara Frayão Camacho, Redes de Museus e Credenciação. Uma Panorâmica Europeia

3 – Inês Ferreira, Criatividade nos Museus. Espaços Entre e Elementos de Mediação

4 – Ana Carvalho, Museus e Diversidade Cultural. Da Representação aos Públicos

5 – Duarte, Freitas, Memorial de um Complexo Arquitetónico enquanto Espaço Museológico. O Museu Machado de Castro

6 – Adelaide Duarte, Da Coleção ao Museu. O Colecionismo Privado de Arte Moderna e Contemporânea em Portugal

7 – Patrícia Roque Martins, Museus (In)Capacitantes. Deficiência, Acessibilidades e Inclusão em Museus de Arte

8 – Emília Ferreira, Lisboa em Festa: A Exposição Retrospetiva de Arte Ornamental Portuguesa e Espanhola, 1882, Antecedentes e Materialização

9 – Maria da Luz Sampaio, Da Fábrica para o Museu. Identificação, Patrimonialização e Difusão da Cultura Técnico-Industrial

10 - Maria João Vilhena de Carvalho, A Constituição de uma Coleção Nacional. As Esculturas de Ernesto Vilhena 

11 – Elisabete Pereira, Colecionismo Arqueológico e Redes de Conhecimento. Atores, coleções e objetos (1850-1930)

12 – Hugo Xavier, O Marquês de Sousa Holstein e a Formação da Galeria nacional de Pintura da Academia de Belas Artes de Lisboa

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.