IPS recebe jovem luso-irlandês vencedor da Google Science Fair
IPS recebe jovem luso-irlandês vencedor da Google Science Fair
Palestra de Fionn Ferreira marca semana dedicada à sustentabilidade ambiental
Fionn Ferreira, o jovem luso-irlandês que venceu a Google Science Fair em 2019 com um método inovador de extração de microplásticos dos oceanos, vai estar no Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) na próxima quarta-feira, dia 23, para uma palestra sobre “Plástico, Economia Circular e Sustentabilidade”.
A iniciativa, que decorre pelas 10h00, no Auditório Nobre da instituição, é de entrada livre, sendo promovida pelo “Ativa-te!”*, projeto da Associação Cultural Festroia em parceria com IPS, no âmbito do programa “Preliminares Ativa-te!”.
Cientista, além de empreendedor e ativista ambiental, Fionn Ferreira é também um dos 30 nomes da prestigiada lista “Forbes Under 30 – Europe 2021”, propondo-se partilhar com a comunidade do IPS e público em geral uma mensagem inspiradora sobre a importância da circularidade no ciclo de vida dos plásticos e os passos a dar com vista à transição para um mundo mais sustentável.
O evento contempla ainda pelas 14h30, no mesmo espaço, a exibição do documentário “The plastic hike”, numa sessão que contará com a presença de Andreas Noe (The Trash Traveler), o protagonista do documentário, e dos realizadores Carolina Semrau e Augusto Lima. O filme, que se centra sobre a problemática do lixo marinho na costa continental portuguesa, serve como aperitivo aos jogos de tabuleiro de temática ambiental que serão dinamizados no dia 24 de março, pelas 14h30, no átrio da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal/IPS), também a cargo da dupla de cineastas.
Numa semana dedicada à temática da sustentabilidade, que arrancou com a inauguração de uma Estação da Biodiversidade e de dois Biospots nos campi de Setúbal e do Barreiro, o IPS assinala igualmente o Dia Mundial da Água, com uma conferência presencial e online que decorre amanhã, dia 22, a partir das 10h00, também no Auditório Nobre, mediante inscrição obrigatória aqui.
Sob a temática “O efeito das alterações climáticas nas atividades económicas do distrito de Setúbal”, são convidados a intervir Filipe Duarte Santos, presidente do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, Nuno Maia, presidente da Associação da Indústria da Península de Setúbal, Jaime Melo Batista, presidente do Conselho de Administração da LIS-Water – Lisbon International Centre for Water, e Domingos dos Santos, vice-presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal. A moderação fica a cargo de Carla Gomes, diplomada do IPS e investigadora da equipa da Universidade de Lisboa que coordena a área de Sociedade, Governança e Política do projeto europeu B-WaterSmart.
Todas as iniciativas são de acesso livre e gratuito. A programação está disponível em www.ips.pt.
* projeto financiado em exclusivo pela Islândia, o Liechtenstein e a Noruega através do Programa Cidadãos Ativ@s (Active Citizens Fund/EEA Grants), gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação Bissaya Barreto.