Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Isabel Pavão expõe "Porto - Paris - New York" no Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, em Amarante

image001 (1).jpg

 

O Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso e a Árvore – Cooperativa de Actividades Artísticas, CRL apresentam a exposição individual da artista plástica Isabel Pavão, Porto – Paris – New York, que vai estar patente até 18 de Setembro.

 

A exposição chega a Amarante ao MMASC depois de ter sido apresentada na Cooperativa Árvore em 2021 e na Sociedade Nacional de Belas Artes em Lisboa. Com curadoria de Laura Castro, atualmente Diretora Regional de Cultura do Norte, "Porto – Paris – Nova Iorque" apresenta os trabalhos de Isabel Pavão que constituem a Impressions Series, de 2018 e 2019. A completar esta produção estarão também peças de séries anteriores: Vestiges, Linguistic Boundaries Series e Oriental Series, Americana Series e Atmospheres.

 

“Assim se ilustra o trânsito entre Porto, Paris e Nova Iorque, cumprido pela artista nos dois sentidos, do qual resultam as referências que a sua obra incorpora, as ressonâncias culturais que manifesta e as problemáticas artísticas, e de outra natureza, que nos propõe. O material exposto revela a permanência dos processos concepção, composição e materialização da pintura, explorados desde as suas séries inaugurais. Revela, também, o modo como relaciona o universo exterior e a esfera íntima, ora entendendo-os como espelho, ora fragmentando-os em camadas e desarticulando-os em estilhaços”, explica Laura Castro.

 

Isabel Pavão formou-se em Artes Plásticas / Pintura na Escola Superior de Belas Artes do Porto, em 1984. Obteve uma bolsa do Governo Português para desenvolver um projeto artístico em Paris, França. Concluiu o Mestrado em Artes / Diplôme d’Études Approfondies Artistiques, na Université Paris VIII – St. Dennis, em 1988, e fez pesquisa destinada a doutoramento / Thèse de Troisième Cycle.

Entre 1990 e 1994, com bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação Luso-Americana, obteve o Doutoramento em Artes na New York University, em 1994. Vive e trabalha em Nova Iorque desde 1990. Tem participação ativa e frequente como artista e curadora, e como professora convidada em Universidades, Escolas de Arte e Museus. As suas intervenções centram-se na área da Arte Contemporânea, Estética, Pedagogia e em projetos que envolvem o seu próprio trabalho. É membro da Direção do Cinema Arts Centre, em Nova Iorque, do Advisory Board of Directors of Arte Institute e do Conselho da Diáspora Portuguesa.

Da sua colaboração com o escritor Nuno Júdice resultou o livro “Ten Impressions of Rose and Sea”, e com a escritora Katherine Vaz, o livro “The Heart Is a Drowning Object.

 

"Porto – Paris – Nova Iorque" estará patente ao público no MMASC até dia 18 de setembro de 2022, das 10h às 12h30 e entre as 14h00 e as 18h00, excepto às segundas-feiras e feriados.