`Jacarandá Coletivo` estreia dia 6 de julho no Espaço Espelho d´Água
Jacarandá: a árvore trazida do Brasil para Lisboa no início do século XIX dá nome a um coletivo de marcas exclusivas portuguesas e brasileiras.
Marcas contemporâneas, autorais, socialmente responsáveis, com produções limitadas, que falam a mesma língua.
É com esse conceito que o Jacarandá Coletivo estreia – no sábado, dia 6 de Julho, das 11h às 19h, no Espaço Espelho d´Água em Belém, com entrada gratuita – para dar a conhecer e trazer visibilidade às criações de pequenos e médios produtores de marcas portuguesas e brasileiras.
Em um ambiente de alma tropical, marcas de vestuário, moda de praia, calçado, acessórios e arte que são tendência, irão ocupar a galeria dessa construção célebre do modernismo.
A curadoria é de Laura Acciaioli, uma portuguesa que tem na bagagem a gestão de mais de 40 edições do Rehabbed Market e de Cristiane Serpa, uma carioca com uma vasta experiência em comunicação e design estratégico.
“A ideia é celebrar essa fusão das culturas brasileira e portuguesa. Por isso chamamos esse projeto de "Jacarandá" por ser o nome de uma árvore originária do Brasil e, hoje, ser também um símbolo tão marcante de algumas artérias de Lisboa”, conta Laura Acciaioli, a fundadora lusa.
“É uma oportunidade para marcas sem loja física terem contacto direto com os clientes contarem, escutarem (e trocarem) suas histórias. Para as brasileiras, funciona como um termómetro para sentirem o mercado europeu antes de dar um passo maior”, explica Cristiane Serpa, a outra fundadora.
O catálogo de expositores conta com neolabels como a Abacaxi Brasil, Benedita Formosinho, Benjamin Coffee House, Dress a Purpose, Filigrana Biológica, Império Otomano, Mind the Trash, Mondala, Mônica Carvalho, One 32, Pêra Doce, Studio Areia, Sunset Wood, Thais Fread, Tiah Jewellery, Valônia Veras, Zé Luis Ceramista, além de Yom e Monami, grifes debutantes.
O programa inclui uma oficina de macramê, um concerto de samba e pop-rock brasileiro e uma talk com líderes de opinião portuguesas e brasileiras que vão abordar o tema “Consumo consciente no mundo contemporâneo”. São elas, a designer e influencer digital Rita Patrocínio; a apresentadora do programa “Mundo de Sofia” da SIC, Sofia Cotrim; Dani Tótola, arquiteta da plataforma ´Be Simple Home` que aborda o ´Slow Living` e Helena Bento, CEO da JMD. A mediadora será Alexandra Quadros, fundadora do Merc´art.
Além das atividades do evento, há ainda a opção do buffet de feijoada brasileira no restaurante do Espaço Espelho d´Água.
O Jacarandá apoia o projeto "Dress a girl around the world". Todos os proveitos arrecadados com as roupas vendidas pela marca “Dress a Purpose” no evento, serão revertidas para o projeto que já entregou 27.000 vestidos e 11.000 calções para crianças de comunidades em África. Vídeo do projeto: https://youtu.be/ISlvQnXCSR0
Evento: Jacarandá Coletivo
Local: Espaço Espelho d´Água
Morada: Av. Brasília, s/n, Edifício Espelho d´Água, Lisboa (entre o Museu Arte popular e o Padrão dos descobrimentos), Belém.
Data: 06.07.19 (sábado)
Horário: 11h às 19h
Workshop de macramê organizado pela MyBohim em parceria com a plataforma Be Simple Home: 14h às 16h (25€ com materiais incluídos /inscrições: info@besimplehome.com)
Talk: 16h
Concerto de música brasileira: 17h30
Entrada: Gratuita.
Como chegar:
Transportes / Transports
Autocarro 728 | Bus 728 (Restelo/Portela). Stop: Mosteiro dos Jerónimos.
Elétrico 15 | Tram 15. Stop: Mosteiro dos Jerônimos /CCB.
Comboio (linha de Cascais) | Train (Cascais line). Train Stop Station: Belém.
Parque de estacionamento | Car parking : em frente ao | in front of Espaço Espelho d´Água.