Joe Exotic: Before He Was King - A vida de Joe antes da fama mundial
Estreia quinta-feira, 29 de outubro, às 23:00h
A estrela do Tiger King abre o livro e revela o seu passado traumático marcado pela violação quando tinha apenas 5 anos de idade, os maus tratos dos pais, a sua sexualidade, a tentativa de suicídio e a morte do marido devido a complicações relacionadas com SIDA.
Imagens disponíveis no link abaixo:
https://drive.google.com/drive/folders/1PqIPF5csNQCNJrYLmXCSPO3ZHWUKtj0s?usp=sharing
O autoproclamado ‘Joe Exotic’ da série ‘Tiger King’ ganhou fama pelo seu jardim zoológico controverso, pela sua vida pessoal colorida e por uma desavença grave que se tornou muito conhecida do público com Carole Baskin, Diretora Executiva do Big Cat Rescue. Mas, o que realmente sabemos sobre a personagem de ‘Joe Exotic’? Este programa especial investiga os antecedentes do ‘Tiger King’ para descobrir o que terá levado Joe a enveredar por um caminho de depravação, poligamia e de coleção de animais, acabando em conspiração para a prática de homicídio. Ao investigar os traumas de infância e os acontecimentos dramáticos que perturbaram psicologicamente ‘Joe Exotic’, este extenso programa recorre a imagens nunca antes vistas e a entrevistas de pessoas do seu círculo mais íntimo, para revelar os segredos profundos que o conduziram a este dramático desfecho.
Em ‘Joe Exotic: Before He Was King’ descobrimos uma nova faceta do ‘Tiger King’. Criado numa quinta em Garden City, no Kansas, Joe era um de cinco irmãos que sempre teve a obrigação de ajudar os pais nas tarefas diárias. Afirma mesmo que se sentia como um ‘criado’. Os gritos e discussões chegaram a provocar-lhe uma úlcera devido ao stress quando estava no 5.º ano da escola.
Mas mais traumáticas foram as repetidas violações vividas quando tinha cinco anos por parte de um rapaz mais velho, na sua própria casa. Foi aí que procurou conforto nos animais. Não lhe falhavam nunca, ao contrário dos humanos.
Assumir a sua homossexualidade perante os pais foi um passo importante na vida de Joe. No entanto, a notícia não foi bem acolhida. Joe foi sempre criticado.
O documentário explora ainda a relação de Joe com Brian Rhyne, de 19 anos. Como encontraram o amor e se casaram e como esse amor terminou com a morte de Brian devido a complicações relacionadas com a SIDA.
Conhecemos ainda o passado de Joe como polícia na pequena cidade de Eastvale, no Texas, em 1982. Por detrás de uma personalidade excêntrica, os demónios de Joe falavam mais alto. Um acidente numa ponte com o carro de patrulha foi anos mais tarde assumido por Joe como uma tentativa de suicídio.
Foi na Florida, junto do irmão Garold, que Joe procurou refúgio enquanto sarava das feridas provocadas pelo acidente. Trabalhou como ajudante numa loja de animais. Foi um curto período de estabilidade e felicidade até que Garold morreu num acidente de viação provocado por um condutor embriagado, nos arredores de Dallas, Texas, em 1997.
Dois anos mais tarde, Joe e os pais fizeram as pazes e trabalham em conjunto para abrir o GW Zoo em memoria do irmão Garold... e o resto é história.
‘Joe Exotic: Before He Was King’ conta com um painel de especialistas onde se incluem psicólogos forenses e um analista comportamental de investigação criminal que analisa as provas e traça o retrato preciso do comportamento criminal e do psicodrama que acabaram por conduzir ‘Joe Exotic’ à prisão durante décadas. Chegou o momento de investigar a fundo a mente de ‘Joe Exotic’: antes de ele ser rei.
‘Joe Exotic: Before He Was King’, um programa a não perder dia 29 de outubro, às 23:00h, no ID, o canal de crime real exclusivo da NOS (posição 74). Antes, às 22:00h, os fãs podem ainda ver o programa ‘Joe Exotic: Tigers, Lies and Cover-Up’, no qual se procuram respostas para o misterioso desaparecimento de Don Lewis, o marido de Carole Baskin, a eterna rival de ‘Joe Exotic’.