JOEL SARTORE FOTOGRAFA NO JARDIM ZOOLÓGICO EM LISBOA PARA O PROJETO PHOTO ARK
Projeto tem como objetivo construir a maior “arca fotográfica” do mundo
Esta é a missão do conceituado fotógrafo Joel Sartore, parceiro e colaborador regular da revista National Geographic há mais de 20 anos, e mentor do projeto Photo Ark. Para complementar a sua arca, Joel Sartore fotografou, ontem, no Jardim Zoológico, o Leopardo-da-pérsia e mais 11 espécies que vão integrar o seu projeto que inclui a exposição mundial que abriu ontem ao público no Porto.
Sob o pressuposto de que as pessoas não protegem o que não conhecem, Joel Sartore esteve ontem no Jardim Zoológico e fotografou 12 espécies em perigo para o seu projeto que pretende criar a maior “arca fotográfica” do mundo. O Leopardo-da-pérsia e o Caimão-anão, o Leão-africano e a Girafa-de-angola, entre outros animais, vão em breve integrar o Photo Ark.
O projeto Photo Ark nasceu pelas mãos de Joel Sartore com a missão de fotografar as espécies ameaçadas ou em perigo de extinção do mundo, com uma imensa qualidade fotográfica, sublinhando as características que as tornam únicas e irrepetíveis, levando o público a preocupar-se com o seu destino. O projeto teve início em 2006 e, no passado mês de setembro, o fotógrafo da National Geographic capturou com a sua lente o 7.000.º animal.
Para Vera Pinto Pereira, Executive Vice-President Portugal e Espanha da National Geographic Partners, “receber o Joel Sartore e o seu projeto em Portugal e poder contribuir para o crescimento do Photo Ark é um motivo de enorme orgulho. O Jardim Zoológico tem realizado um trabalho fantástico na conservação de centenas de espécies e algumas delas vão agora percorrer o mundo, num projeto único que pretende mobilizar os cidadãos para a necessidade de proteção da biodiversidade no nosso planeta.”
“É muito gratificante para nós colaborar com o fotógrafo Joel Sartore e com o seu projeto Photo Ark, que se alinha inteiramente com a nossa missão. Diariamente, empenhamo-nos para dar voz às espécies vulneráveis e ameaçadas pela extinção, assim como à importância de preservação dos seus habitats. A associação a este maravilhoso projeto não só prova o reconhecimento desse trabalho, como o amplifica. Temos plena confiança de que este é mais um passo na educação para a conservação, que irá inspirar muitos dos visitantes a uma maior consciência e cuidado quotidiano”, atesta o Engenheiro Fernando Salema Garção, Vice-Presidente do Jardim Zoológico.
A exposição Photo Ark vai estar patente na Galeria de Biodiversidade do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto, pelas mãos da National Geographic, com a missão de sensibilizar para um problema à escala mundial: a preservação da biodiversidade. Esta mostra engloba cerca de 40 fotografias, infografias e vídeos das mais diferentes espécies, através dos quais os visitantes podem ficar a saber mais sobre os animais representados e olhá-los nos olhos, sabendo que são espécies únicas e que, por isso mesmo, devem ser protegidas.
O objetivo de Joel Sartore é reunir no Photo Ark 12 mil fotografias de diferentes espécies oriundas de todo o mundo. Para o fotógrafo este é o momento de agir: “Esta é a melhor altura para salvarmos espécies porque são tantas as que precisam da nossa ajuda”.
LISTAGEM DE ANIMAIS FOTOGRAFADOS NO JARDIM ZOOLÓGICO, EM LISBOA
MAMÍFEROS
Girafa-de-angola (Giraffa camelopardalis angolensis)
Impala-de-face-negra (Aepyceros melampus petersi)
Leopardo-da-pérsia (Panthera pardus saxicolor)
Leão-africano (Panthera leo)
Lobo-ibérico (Canis lupus signatus)
Macaco-de-nariz-branco (Cercopithecus ascanius ascanius)
REPTÉIS
Tartaruga-da-lama-de-adanson (Pelusios adansonii)
Serpente-rei-oriental (Lampropeltis getula getula)
Caimão-anão (Paleosuchus palpebrosus)
AVES
Gralha-preta (Corvus corone)
Milhafre-preto (Milvus migrans)